O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) está apurando uma denúncia de possível prática de nepotismo na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A informação consta na Manifestação nº 319/2025, registrada de forma anônima pela Ouvidoria do órgão, via aplicativo de celular, no dia 22 de maio.
Segundo o relato, Aldenizia Rodrigues Valente, tia do vereador David Reis (Avante), atual presidente da Casa Legislativa, foi nomeada para o cargo de Diretora de Contabilidade da CMM.
A prática, caso confirmada, pode violar a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a nomeação de parentes até o terceiro grau para cargos em comissão ou de confiança na administração pública, exceto em casos de cargos políticos. A denúncia também levanta indícios de possível ato de improbidade administrativa.
Ainda conforme a apuração preliminar, em 2024, ano eleitoral, Aldenizia publicou fotos com o vereador em momentos familiares e fez campanha em apoio à reeleição de Davi Reis nas redes sociais, o que reforçaria a ligação de parentesco mencionada na manifestação.
A denúncia segue registrada no sistema do TCE-AM como “aberta”, com status de “aguardando resposta”.