O cargo de governador de Roraima já tem três nomes colocados como pré-candidatos para as eleições de outubro de 2026. Entre os nomes estão o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), e o atual vice-governador, Edilson Damião (Republicanos).
No último domingo (6), Soldado Sampaio confirmou sua pré-candidatura durante entrevista à Rádio Folha. Ao programa Agenda da Semana, ele disse estar construindo um plano de governo com foco em temas como saúde, educação e infraestrutura, e que pretende percorrer o estado nos próximos meses em caravanas políticas.
“Eu sou pré-candidato a governador em 2026. Esse é o meu projeto político. Estamos ouvindo lideranças e dialogando com a população para construir uma proposta realista de governo”, afirmou.
Sampaio também criticou falhas na gestão da saúde e da educação e defendeu maior fiscalização sobre obras paralisadas e problemas no transporte escolar. Ele disse ainda que pretende apresentar propostas executáveis e baseadas na realidade orçamentária do estado.
Teresa Surita reafirma permanência na política
A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), que ficou em segundo lugar nas eleições de 2022 com 41,14% dos votos, confirmou que seguirá firme no projeto político para 2026. Em vídeo recente nas redes sociais, ela ressaltou a importância da persistência e da coragem para enfrentar desafios.
“Muitas vezes, o caminho para fazer algo extraordinário é marcado por recusas e dificuldades. Parar agora significaria desistir de alcançar grandes conquistas. E eu gosto de enfrentar desafios que ninguém enfrentou antes”, declarou.
Teresa reforçou que, assim como grandes líderes e inovadores da história, ela está determinada a continuar sua trajetória, buscando mudanças significativas para Roraima. “Não vou desistir. Minha missão é fazer diferente e fazer melhor para o nosso estado”, pontuou.
Edilson Damião pode disputar a reeleição como governador
O terceiro nome é o do vice-governador Edilson Damião, também do Republicanos. Apesar de ainda não ter declarado oficialmente sua pré-candidatura, ele é apontado como um dos principais nomes da base governista para a sucessão. Nos bastidores, a expectativa é que o atual governador Antonio Denarium (PP) renuncie ao cargo em 2026 para disputar o Senado. Com isso, Damião assumiria o governo e poderia concorrer à reeleição no exercício da função.
No entanto, para entrar na disputa ele teria que mudar de partido. Há conversas que ele supostamente iria para o PSD.