Menos de 24 horas após viralizar negativamente nas redes sociais, o vídeo em que o ex-repórter Brendo Teixeira, de Manaus, ofende o povo paraense causou ampla repercussão e revolta. No conteúdo, ele chama o Aeroporto Internacional de Belém de “feio e pobre igual os paraenses”, em tom irônico e debochado, enquanto critica obras na capital paraense.
A declaração gerou uma onda de indignação, especialmente entre moradores do Pará, que acusaram o comunicador de xenofobia e preconceito regional. Influenciadores, políticos e internautas exigiram uma retratação pública, além de responsabilização legal.
Diante da repercussão negativa, Brendo publicou um novo vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (1º), se desculpando pelas falas. “Quero me desculpar com o povo de Belém sobre o comentário que, em menos de 24 horas, viralizou. A intenção era polemizar sobre o tema da infraestrutura, não ofender o povo paraense”, disse.
Em tom de arrependimento, o ex-repórter afirmou que tem família e amigos do Pará e pediu que os comentários não se estendam a seus familiares e ao companheiro. “Tenho total autonomia sobre o que eu falo e recebo as críticas. Só peço que não ataquem pessoas próximas a mim. Estou muito arrependido do que aconteceu.”
Em paralelo, o Grupo Diário de Comunicação (CDC), onde Brendo atuou anteriormente, publicou uma nota oficial esclarecendo que ele não faz parte do quadro de colaboradores da TV Diário AM desde 2024. A empresa repudiou veementemente as falas do ex-funcionário e reforçou seu compromisso com a ética e o respeito à diversidade.
Nota do Grupo Diário de Comunicação
“O Grupo Diário de Comunicação (CDC) vem a público esclarecer que Brendo Cazuza não faz mais parte do quadro de colaboradores da TV Diário AM, desde 2024. Diante das declarações xenofóbicas proferidas pelo ex-repórter em vídeo que circula nas redes sociais, repudiamos veementemente qualquer tipo de manifestação preconceituosa, especialmente contra nossos irmãos nortistas do Pará, povo pelo qual temos profundo respeito e admiração. As imagens associando o vídeo à TV Diário são antigas e não refletem a atual composição da emissora, tampouco os princípios que norteiam nosso trabalho. A TV Diário é comprometida com a ética, a diversidade e o combate a toda forma de discriminação. Não compactuamos com discursos de ódio e seguiremos firmes na defesa do respeito e da responsabilidade na comunicação.”

Crime de xenofobia
De acordo com a Lei nº 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça, cor ou procedência nacional ou regional, é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” com pena prevista de um a três anos de reclusão e multa.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre a abertura de qualquer processo judicial contra Brendo Teixeira.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram