O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, autorizou o pagamento de um jeton — espécie de gratificação paga a servidores que participam de comissões ou conselhos — no valor de 10% sobre o salário de seu irmão, Paulo Roberto Oliveira de Moraes Junior, atual secretário municipal de Turismo. Ele foi designado para presidir a Comissão Especial de Fiscalização – Retorno de Passeio Turístico de Trem, responsável por acompanhar as negociações para a possível retomada do passeio turístico na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Com a concessão da gratificação, o salário de Paulo Moraes Junior, que atualmente recebe R$ 28,4 mil mensais como secretário, terá um acréscimo proporcional pela nova função na comissão. A criação do grupo e o pagamento do jeton foram oficializados por meio do Decreto nº 21.072, de 12 de junho de 2025, publicado no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia na edição do dia 13.
A comissão terá a função de acompanhar a formalização do termo de fomento ou outro instrumento jurídico entre a prefeitura e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), além de realizar diligências, buscar documentação e fiscalizar as etapas do projeto, com prazo de atuação de seis meses.
Além de Paulo Moraes Junior, também foram nomeados para o grupo o secretário-adjunto Aleksander Allen Nina Palitot e os servidores Rodrigo Ferreira Campos, Regiclei Gomes Nina e Maiara Márjore Rocha Peres Marini. Os demais integrantes também terão direito ao pagamento do jeton, conforme prevê a legislação municipal.
A criação da comissão atende a solicitação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Empreendedorismo (SEMDESTUR), apresentada por meio do Ofício nº 258/2025. O objetivo é dar andamento ao projeto de reativação do passeio turístico ferroviário, em parceria com a ABPF, entidade voltada à preservação do patrimônio ferroviário brasileiro.