O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado em datas diferentes na Grande Belém devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense. O edital foi publicado na noite desta sexta-feira (23).
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas em Belém, Ananindeua e Marituba ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. No restante do país, o exame seguirá o cronograma nacional, com aplicação nos dias 2 e 9 de novembro.
O horário de aplicação será o mesmo em todo o Brasil: abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início das provas às 13h30, sempre pelo horário de Brasília. O primeiro dia terá duração de 5h30, com provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. O segundo dia terá 5h de duração, com provas de Ciências da Natureza e Matemática.
A taxa de inscrição será de R$ 85,00, com pagamento disponível via Pix, cartão de crédito, débito, boleto bancário ou lotéricas. Participantes com isenção aprovada em 2025 também devem se inscrever normalmente. Quem faltar às provas sem justificativa perderá o direito à isenção em 2026