janeiro 11, 2026
InícioRoraimaIracema é o oitavo município de Roraima a receber o Reurb, programa...

Iracema é o oitavo município de Roraima a receber o Reurb, programa de regularização fundiária da ALE-RR

Mais de 40 mil famílias em todo o interior devem ser beneficiadas com segurança jurídica e acesso à propriedade

Publicado em

Iracema é o oitavo município de Roraima a ser contemplado pelo maior programa de regularização fundiária urbana do estado, o Reurb, promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A iniciativa já está em andamento em Normandia, Cantá, Uiramutã, São Luís do Anauá, Caroebe, São João da Baliza e Caracaraí. Na próxima segunda-feira (12), será a vez de Mucajaí receber o programa.

Durante a solenidade realizada na sexta-feira (9), o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), entregou à prefeita Marlene Saraiva (Republicanos) e ao presidente da Câmara Municipal, vereador Nilson Vieira (União), o mapa de georreferenciamento do município, etapa fundamental para dar início à regularização fundiária.

Na ocasião, o parlamentar fez um breve resgate histórico sobre a situação fundiária de Roraima desde o tempo de Território Federal e explicou como se dá o processo de regularização. Ele destacou a importância da documentação e da colaboração entre os poderes para garantir, de fato, a posse legal dos terrenos aos moradores.

“Essa ação representa valorização das propriedades e atração de novos investimentos. É com grande alegria que anunciamos o Reurb aqui em Iracema. A receptividade da população nos motiva. Com a união de esforços, a cidade avançará na conquista da segurança jurídica dos lotes, abrindo caminho para títulos definitivos e novas oportunidades para o comércio, o empreendedorismo e o acesso a crédito”, destacou Sampaio.

A prefeita Marlene Saraiva, emocionada, ressaltou a importância do projeto para a cidade e o sentimento de realização compartilhado com os moradores.

“A partir de agora, faremos levantamentos essenciais para pleitear recursos e impulsionar melhorias. A prefeitura, sozinha, não consegue avançar. Por isso, parcerias como essa com a Assembleia são fundamentais. Hoje é um dia histórico, um sonho realizado para nossa população”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Nilson Vieira, também comemorou a entrega do georreferenciamento e reforçou o simbolismo da conquista.

“Há anos a população sonha com esse momento. Muitos só têm a certidão de posse. O título definitivo vai valorizar esses imóveis e reconhecer oficialmente o investimento feito em cada propriedade. Ainda temos etapas a cumprir, mas estaremos juntos até que todos tenham seus títulos em mãos”, assegurou.

Avanços do Reurb

Desde o início, no fim de março, o Reurb tem apresentado resultados expressivos. De acordo com o coordenador estadual do programa, Joaquim Ruiz, 50% dos municípios de Roraima já foram alcançados. Nos casos de Cantá e Iracema, os trabalhos estão mais adiantados, restando apenas o cadastramento final das famílias.

“A expectativa é entregar os primeiros títulos definitivos até dezembro. Já avançamos bastante nesses municípios”, afirmou Ruiz.

O que é o Reurb

A Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas a integrar núcleos urbanos informais ao ordenamento legal das cidades. Criado pela Lei nº 13.465/2017, o programa visa conceder títulos definitivos de propriedade, permitindo que os moradores tenham acesso a serviços públicos, crédito, financiamentos e valorização dos imóveis.

Em Roraima, a ALE-RR assumiu a missão de auxiliar os municípios na aplicação da lei, com foco nos 14 municípios do interior, beneficiando mais de 40 mil famílias.

A regularização fundiária é uma estratégia eficaz de desenvolvimento econômico e inclusão social. Ao garantir o direito à propriedade, o Reurb promove segurança, estabilidade e oportunidades de crescimento. A iniciativa também fortalece a gestão urbana, aumenta a arrecadação municipal e reduz conflitos fundiários, promovendo um desenvolvimento mais justo e sustentável para o estado.

Conteúdo: ALERR

spot_img

Últimos Artigos

Gestão Arthur Henrique eleva Boa Vista ao 1º lugar em qualidade do serviço público, diz Instituto Veritá

Localizada no extremo Norte do País, Boa Vista se destacou na 1ª posição entre...

Belém completa 410 anos com investimentos históricos da gestão de Helder Barbalho e Hana Ghassan

No mês em que Belém celebra seus 410 anos de fundação, a capital paraense...

Em ano eleitoral, David Almeida anuncia cronograma de obras para 2026

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), abriu 2026 com anúncios de obras e...

STJ restabelece afastamento do prefeito de Santa Maria do Pará

O presidente do Superior Tribunal de Justiça restabeleceu o afastamento do prefeito de Santa...

Mais como este

Gestão Arthur Henrique eleva Boa Vista ao 1º lugar em qualidade do serviço público, diz Instituto Veritá

Localizada no extremo Norte do País, Boa Vista se destacou na 1ª posição entre...

Belém completa 410 anos com investimentos históricos da gestão de Helder Barbalho e Hana Ghassan

No mês em que Belém celebra seus 410 anos de fundação, a capital paraense...

Em ano eleitoral, David Almeida anuncia cronograma de obras para 2026

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), abriu 2026 com anúncios de obras e...