Nos dias 16 e 17 de maio, o Parque do Rio Branco, em Boa Vista, será palco da Semana S do Comércio, evento nacional promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD de Roraima. A programação começa às 14h e oferece serviços gratuitos à população, como atendimentos de saúde, oficinas, palestras e atividades culturais.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD em Roraima, Ademir dos Santos, o evento é uma forma de aproximar a sociedade dos serviços oferecidos pelo setor. “É uma oportunidade para mostrar à sociedade a força do Sistema Comércio e os serviços oferecidos pelos nossos braços sociais, o Sesc, Senac e Instituto Fecomércio. Nossa missão é transformar vidas por meio da educação profissional e oferecer um ambiente de negócios favorável para empresários do comércio de bens, serviços e turismo.”
Roraima concentra atualmente 13 sindicatos empresariais vinculados à Fecomércio, que representam mais de 35 mil empresas responsáveis por cerca de 54 mil empregos formais — o equivalente a 65% das pessoas ocupadas no estado, segundo o presidente.
Durante os dois dias de programação, o Instituto Fecomércio vai levar serviços de saúde, atividades de lazer e ações voltadas à educação infantil, com foco nas famílias da zona Oeste de Boa Vista. A superintendente do IFPD, Socorro Corrêa, destaca a importância da recreação na formação das crianças atendidas pela creche mantida pela entidade.
O Senac também participa com uma programação voltada ao desenvolvimento profissional. Estão previstas oficinas na área de tecnologia, palestras e atendimentos gratuitos nas áreas de beleza, saúde e bem-estar. De acordo com a diretora regional, Fernanda Paula Barbosa, o evento será uma ponte entre conhecimento e prática, com foco na inclusão e qualificação profissional.
Já o Sesc vai oferecer ações como aferição de pressão, bioimpedância e uma série de apresentações culturais. A programação inclui fanfarra, orquestra, coral, dança e o show regional da artista Sarah Almeida. No encerramento, no dia 17, haverá o show da cantora roraimense Marília Tavares. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa Mesa Brasil, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, afirma que a Semana S do Comércio é uma forma de valorizar o papel do setor terciário no país. “É fundamental apresentar à sociedade o impacto transformador das ações do Sistema Comércio na qualidade de vida, educação, cultura e desenvolvimento profissional de milhões de brasileiros. Tudo isso só é possível graças aos empresários do setor, que investem e acreditam na missão de transformar vidas”, disse.