Em convite à imprensa da Secretaria de Comunicação de Belém para uma coletiva nesta segunda-feira, 28, onde a Prefeitura de Belém e o Governo do Pará vão atualizar as informações sobre os 19 casos confirmados de Mpox no Estado, a gestão municipal negou um surto da doença na capital da COP-30.
O evento será realizado às 14h30, na sede da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), localizada na travessa Lomas Valentinas, 2190, no bairro Marco, em Belém.
Os porta-vozes da coletiva serão o secretário municipal de Saúde de Belém, Romulo Nina, e o secretário adjunto de Gestão da Política de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e a Sespa, até o dia 23 de abril de 2025, o Pará confirmou 19 casos de Mpox, distribuídos da seguinte forma: Belém (14 casos), Ananindeua (3 casos), Marituba (1 caso) e um caso importado de outro Estado.
As secretarias reforçam que não há surto da doença e que os casos identificados não apresentam relação entre si. Também foram registrados dois óbitos de pacientes diagnosticados com Mpox, ambos com comorbidades que agravaram a evolução do quadro clínico.