O vereador de Belém, Whashington Costa de Albuquerque, conhecido como Neném Albuquerque (MDB), foi nomeado pelo governador Helder Barbalho (MDB) para a presidência do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (Igepps). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira, 21, mesma data em que foi oficializada a exoneração do antigo gestor, Giussepp Mendes.
Com a mudança, Neném deixa a Câmara Municipal de Belém (CMB), onde exercia seu segundo mandato consecutivo. Ele foi reeleito nas eleições de 2024 com 12.566 votos e, pela primeira vez, ocupará um cargo no Poder Executivo. Sua vaga será assumida pelo suplente Rildo Pessoa (MDB), que obteve 7.196 votos no último pleito.
Confira as publicações:
Neném Albuquerque
Whashington Costa de Albuquerque é sergipano, natural de Acaraju, casado e pai de um filho.Empresário e graduado em Gestão Pública. Aos 18 anos chegou em Belém do Pará e se iniciou na vida política ao lado do primo, o deputado estadual Alessandro Novelino (in memorian).
Nesse período, Neném Albuquerque era o responsável por articulações com lideranças comunitárias de todo o Estado. Em 2016, concorreu ao cargo de vereador de Belém, pelo Partido Social Liberal (PSL), e obteve 2.793 votos. Em 2019 assumiu a vaga como primeiro suplente do, até então, vereador Delegado Nilton Neves, que assumiu o posto de deputado estadual.
Em 2020, concorreu pela reeleição, dessa vez pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), recebendo 10.272 votos de confiança, sendo eleito como o segundo vereador mais votado neste pleito.
Outros vereadores que deixaram a legislatura
Além de Neném, outros três vereadores deixaram a legislatura para assumir cargos de gestão em órgãos do Executivo. O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB) tem o vereador Gleisson Oliveira (PSB) na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Com a saída da Câmara, ele foi substituído pelo suplente Michel Durans (PSB).
Nayara Barbalho (PP) assumiu a Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), dando a cadeira na CMB para Eduarda Bonanza (PP). Já Silvane Ferraz (MDB) passou a comandar a Secretaria Municipal da Mulher (Semu), e Adalberto Junior (MDB) ficou com sua vaga no legislativo.