Na manhã desta sexta-feira, 21, o governador Helder Barbalho (MDB) entregou 18 veículos para reforçar as ações de combate ao desmatamento e às queimadas no estado. A entrega, realizada no Palácio do Governo, em Belém, contemplou os municípios de Altamira, São Félix do Xingu, Rurópolis, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Placas, Prainha, Almeirim, Santarém, Monte Alegre e Jacareacanga, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Os veículos, do tipo pick-up, vão fortalecer a estratégia de preservação ambiental, colaborando com o combate ao desmatamento. “Esses veículos reforçam a agenda de meio ambiente do Governo do Estado e de vários municípios para que eles também estejam estruturados”, destacou o governador ao ressaltar que os veículos serão fundamentais para a agenda de fiscalização, mas acima de tudo para a agenda de desenvolvimento sustentável.
O governador explicou que os veículos são equipados com um tanque adicional que possibilita uma autonomia de 2 mil km, facilitando a logística das operações. Além disso, as viaturas possuem rádios de comunicação, rastreadores, sinalização acústica e visual, e guincho elétrico, recursos que garantem maior eficiência nas ações em campo.
Parcerias e recursos no combate ao desmatamento
A aquisição dos veículos foi viabilizada por meio de um convênio entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará, com recursos provenientes de uma emenda parlamentar da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.
O deputado federal José Priante, que esteve presente no evento, destacou a importância da parceria entre os governos estadual, federal e os municípios para fortalecer as políticas ambientais no Pará.
“No ano da COP, hoje nós estamos aqui, reunidos, reforçando uma relação direta com os municípios do Pará, fortalecendo, instrumentalizando os municípios para a melhor política ambiental no Estado”, afirmou Priante.
Cooperação entre os poderes
Marcelo Trevisan, diretor do Departamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente, ressaltou a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo para alcançar resultados eficazes. “Toda vez que a gente trabalha de forma conjunta os resultados acontecem”, afirmou.
Loredan de Andrade Mello, prefeito de Altamira, destacou a relevância da entrega para o seu município, enfatizando a dimensão da cidade, que é a segunda maior do Brasil. “É motivo de muita honra” ver Altamira incluída nessa ação, destacou Mello, fazendo referência ao fato de que sua cidade “é maior do que 53 países”, conforme dito pelo presidente da República no encontro dos prefeitos.