novembro 18, 2025
InícioRoraimaPrograma da ALE-RR oferece castração gratuita e combate abandono de animais em...

Programa da ALE-RR oferece castração gratuita e combate abandono de animais em Roraima

Publicado em

“É o Pipoca. Ele é macho e é meu. Eu o adotei de uma amiga minha. Ela me deu a gatinha, e então a levei para a casa da minha mãe. Com o tempo, o gatinho cresceu, e a gatinha virou… um gato!” conta Daniele Mota, assistente de produção, sobre a pequena confusão que marcou o início dessa adoção, enquanto aguarda a conclusão da cirurgia de castração de seu gato.

Os olhos de Daniele brilham ao falar de Pipoca, mas logo se entristecem quando recorda o dia em que quase o perdeu. “Ele começou a se afastar, indo para a rua, e acabou sofrendo um acidente. Nós realmente achamos que ele ia morrer. Nossa, todo mundo lá em casa chorou, pensando que ele não ia sobreviver”, diz.

Após o acidente, a mãe de Daniele insistiu para que o gato ficasse mais em casa e fosse castrado. “Comecei a procurar clínicas, mas os preços eram muito altos”, relembra. Foi quando descobriu o programa gratuito de castração da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

“Meu Deus, será que é verdade mesmo? Vou conferir!” Foi a primeira reação da tutora, que acabou cadastrando não apenas Pipoca no programa, mas também Negão e Belinha, seus outros animais de estimação. “É uma sensação de alívio, o coração fica mais leve. Porque agora ele não terá mais tanta vontade de ir para a rua, vai ficar mais em casa, e isso é melhor até para a segurança dele”, desabafa.

Esta é apenas uma das histórias que ilustram a importância do Programa Bem-Estar Animal, uma iniciativa pioneira do Legislativo roraimense, que ganha ainda mais relevância nesta sexta-feira (14), quando é celebrado o Dia Nacional dos Animais.

“Esse programa nasceu justamente da necessidade de irmos além das ações de conscientização e legislativas. Precisávamos oferecer um suporte às leis criadas nos últimos anos, porque não bastava apenas legislar; era preciso criar um equipamento público que se tornasse realidade no dia a dia dos animais e seus tutores”, explica o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Controle populacional

Situado na Avenida Mário Homem de Melo, nº 191, o centro do Programa Bem-Estar Animal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além da castração gratuita de cães e gatos, priorizando tutores que não dispõem de recursos financeiros para arcar com esses procedimentos, o programa visa contribuir para o controle populacional e redução do abandono de animais.

“Se uma fêmea nasce na rua e não é castrada, em quatro anos ela pode gerar mais de mil descendentes. Esse programa é essencial”, afirma o deputado Marcinho Belota (PRTB), um dos idealizadores do programa.

Segundo Belota, ativista da causa mesmo antes de se tornar deputado, o programa representa um avanço significativo, mas ainda é preciso garantir o endurecimento e cumprimento das leis contra maus-tratos e abandono.

“Um dos maiores desafios ainda é a conscientização da população sobre os maus-tratos. Culturalmente, muitas pessoas deixam os animais presos o dia todo ou soltos na rua à noite, expostos ao sol e à chuva. Também enfrentamos dificuldades dentro do Poder Judiciário. Muitas vezes, criminosos que maltratam, abandonam ou matam animais não recebem a punição adequada. Eles deveriam ser presos, mas, infelizmente, há brechas na lei que impedem punições mais severas. No entanto, acredito que este ano foi um grande avanço para a nossa causa”, aponta o parlamentar.

Para a tutora do cachorro Biscoito, Delaine Viana, que também realizou a castração por meio do centro, o avanço foi mais do que bem-vindo. “O Biscoito é o meu segundo macho. Eu tenho outros cachorros, mas a maioria são fêmeas, e elas não são castradas. Esse programa é essencial para ajudarmos tanto os animais de rua quanto os que já temos em casa e a cuidar melhor dos nossos bichinhos”, ressalta.

Atuação da ALE-RR

Mesmo antes da criação do programa de Bem-Estar Animal, o Poder Legislativo já atuava em defesa daqueles que não tinham voz nem vez. Nos últimos anos, a ALE-RR fortaleceu o arcabouço legal voltado à proteção animal. Em 2021, a Lei nº 1.570, de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB), tornou obrigatória a comunicação de casos de maus-tratos a animais atendidos por pet shops, clínicas e hospitais veterinários à Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa).

Quem descumprir a norma, está sujeito às penalidades previstas na Lei Federal nº 9.605/1998, que podem incluir multas e até mesmo suspensão das atividades. Essa mesma obrigação foi estendida aos condomínios residenciais e comerciais pela Lei nº 1.812/2023, proposta pela deputada Aurelina Medeiros (Progressistas).

Outro marco foi a aprovação da Lei nº 1.637/2022, que instituiu o Código de Direito e Bem-Estar Animal de Roraima, de autoria do deputado Chico Mozart (Progressistas). A norma estabelece que todo animal tem direito a ter sua existência física e psíquica respeitada, receber tratamento digno, ter abrigo adequado, receber cuidados veterinários quando necessário, além de alimentação e água apropriadas.

O endurecimento das leis também é notável. A Lei nº 1.731/2022, criada pelo ex-deputado Evangelista Siqueira, proíbe que pessoas condenadas por maus-tratos a animais, com decisão transitada em julgado, ocupem cargos públicos no Estado.

“É fundamental que as pessoas entendam que maltratar animais não é apenas moralmente reprovável, mas também um crime com consequências sérias”, afirma o presidente Soldado Sampaio.

Já a Lei nº 1.610/2022, da deputada Tayla Peres (Republicanos), criou o programa “Encontre seu Amigo”, voltado à divulgação na internet de fotografias e informações sobre animais perdidos ou disponíveis para adoção em Roraima.

Mais recentemente, em 2024, foi sancionada a Lei nº 1.932, proposta pelo deputado Marcinho Belota, que proíbe a comercialização de anticoncepcionais hormonais para cães e gatos sem receita veterinária, uma medida importante para evitar problemas de saúde causados pelo uso indiscriminado desses medicamentos.

Conscientização e educação

A conscientização também tem sido foco dos parlamentares. Desde 2016, quando foi instituída a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais (Lei nº 1.053), de autoria da deputada Aurelina Medeiros, diversas iniciativas educativas foram implementadas.

Em 2023, foi criada a campanha Abril Laranja (Lei nº 1.828), proposta pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas), dedicada à prevenção da crueldade contra os animais. Já a Lei nº 1.827/2023, do deputado Chico Mozart, instituiu a Semana de Conscientização sobre o Controle Populacional Animal, realizada na segunda semana de março.

Roraima também celebra o Dia Estadual da Adoção Animal em 4 de outubro (Lei nº 1.753/2022, da deputada Aurelina Medeiros), data que visa aumentar o número de adoções e combater o abandono.

spot_img

Últimos Artigos

Fraude no sistema financeiro pode ter movimentado R$ 12 bilhões, diz PF

Em depoimento, nesta terça-feira (18), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que...

Prefeitura moderniza emissão de notas fiscais com adesão ao sistema nacional

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças...

Governo do Tocantins nomeia três novos secretários de Estado

Em atos oficiais publicados no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (17), o governador...

MPF aciona Justiça Federal para obrigar Abin a entregar relatórios sobre falta de oxigênio no Amazonas em 2021

O Ministério Público Federal ingressou com ação na Justiça Federal para obrigar a Agência...

Mais como este

Fraude no sistema financeiro pode ter movimentado R$ 12 bilhões, diz PF

Em depoimento, nesta terça-feira (18), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que...

Prefeitura moderniza emissão de notas fiscais com adesão ao sistema nacional

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças...

Governo do Tocantins nomeia três novos secretários de Estado

Em atos oficiais publicados no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (17), o governador...