O governador Antonio Denarium (PP) exonerou, nesta terça-feira (25), Cecília Lorenzon do cargo de secretária estadual de Saúde (Sesau). Em ato contínuo, ela foi nomeada para assumir a Secretaria de Estado de Governo Digital. As decisões foram oficializadas por meio dos decretos nº 175-P e nº 191-P, publicados no Diário Oficial do Estado.
A exoneração ocorre após pressão do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Rep). Durante sessão na última semana, Sampaio apontou supostas irregularidades na gestão da Saúde e cobrou a saída da secretária, estabelecendo um prazo até esta terça-feira para que o governador tomasse providências. Caso contrário, ele levaria o caso à Polícia Federal e a outros órgãos de fiscalização.
Além de Sampaio, outros parlamentares reforçaram as críticas à gestão da Saúde. O deputado Jorge Everton (União Brasil) sugeriu um pedido de impeachment contra Lorenzon, enquanto Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil), presidente da Comissão de Saúde da ALE-RR, também defendeu apurações sobre os problemas na pasta.
Entre as denúncias apresentadas pelos deputados, estavam relatos de atrasos no pagamento de médicos, dificuldades no atendimento a pacientes e suspeitas envolvendo contratos da Secretaria de Saúde. Além disso, parlamentares citaram casos de falta de transporte aeromédico e precariedade nos serviços de alta complexidade.
Cecília continua acumulando de cargos
No entanto, Cecília continua como liquidante da Companhia Energética de Roraima (CERR), cargo que também vem sendo questionado por Sampaio. O deputado solicitou ao governo o cumprimento da Lei Estadual 2.106/2024, que proíbe o acúmulo de funções, destacando que a permanência da gestora na posição viola a legislação estadual e a Lei Federal 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais.
No último dia 13, Sampaio enviou um ofício ao Executivo cobrando providências, alertando que a irregularidade pode configurar crime de responsabilidade.