O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta quinta-feira (13), 1.008 unidades habitacionais do Residencial Viver Outeiro, na Ilha de Caratateua (Outeiro), Região Metropolitana de Belém. O empreendimento faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida e beneficiará mais de 5 mil pessoas. O evento contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e do ministro das Cidades, Jader Filho.
As obras do conjunto estavam paralisadas até 2023, quando foram retomadas. As moradias são destinadas a famílias de baixa renda, com infraestrutura de lazer e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Detalhes das unidades habitacionais
Os imóveis fazem parte da Faixa 1 do programa, voltada para famílias com renda de até R$ 2.850. Cada unidade tem 43,85 metros quadrados, com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Ao todo, 31 unidades foram entregues adaptadas para pessoas com deficiência, e outras 221 podem ser modificadas conforme a necessidade dos moradores.
Compromissos do presidente
Após a entrega das moradias, Lula participou do anúncio de investimentos do Banco da Amazônia e visitou as obras da COP 30, conferência climática da ONU que será realizada em Belém em 2025.
Nesta sexta-feira (14), o presidente inspeciona as obras do Parque da Cidade, um dos locais que sediará o evento, e pode sobrevoar áreas com projetos de macrodrenagem e urbanização financiados pelo BNDES.
Mais tarde, Lula participa da apresentação dos investimentos federais para a COP 30, no Mercado de São Brás. O evento contará com anúncios de ministros das áreas de meio ambiente, ciência e infraestrutura.