Belém, que será sede da Conferência Climática Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro deste ano, já atrai o interesse de 75% dos internautas que desejam conhecer a capital paraense. Esse movimento teve início logo após o anúncio de que a cidade sediaria a conferência internacional.
Os dados são provenientes do estudo intitulado “Uma análise do cenário turístico do município de Belém (PA) – Ano 2024”, conduzido pela empresa Sprint Dados. A pesquisa foi elaborada com base em informações da plataforma Jano, desenvolvida pela própria empresa e sediada em Brasília.
O estudo completo foi validado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Pará) e será amplamente divulgado em plataformas digitais. Além disso, terá apresentação oficial no seminário Novos Gestores, promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep), nesta sexta-feira, dia 24, na Estação das Docas, em Belém.
A secretária de Turismo e Cultura de Belém, Cilene Sabino, celebrou os resultados do levantamento e enfatizou o apoio recebido do prefeito Igor Normando, do Governo do Estado do Pará e do Ministério do Turismo para fomentar investimentos nos setores de turismo e cultura da cidade. Cilene Sabino está na Espanha participando da 45ª Feira Internacional de Turismo, onde o Brasil é o país homenageado.
“É com grande entusiasmo que vemos Belém se consolidando como um importante destino turístico do Brasil e do mundo. Especialmente com a realização da COP-30 e com o apoio do prefeito Igor Normando, do Governo do Estado Pará e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, estamos seguindo firmes no trabalho conjunto, objetivando o desenvolvimento da cultura e do turismo em Belém”, destacou Cilene Sabino.
Durante a Feira Internacional (Fitur/2025), a secretária ressaltou que o evento é uma oportunidade estratégica para promover a história de Belém e, sobretudo, seu compromisso com o turismo sustentável. “Acredito que o turismo é uma indústria fundamental para o crescimento econômico e a geração de empregos no mundo e vamos seguir dialogando e trabalhando de forma integrada com todos os parceiros para garantir que nossa cidade aproveite ao máximo essa visibilidade internacional”, afirmou.
“Nós estamos muito animados com o futuro de Belém e com o impacto positivo que a COP-30 trará para a economia da nossa gente”, completou a secretária, que retorna à capital paraense após o dia 26 com expectativas otimistas para o setor de turismo e cultura.