O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) publicou nesta quinta-feira, 23, em suas redes sociais um vídeo no qual cobra mudanças no cardápio das refeições fornecidas aos servidores e pacientes do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. A alimentação, que está sendo fornecida pela empresa ISM Gomes de Mattos LTDA, tem gerado insatisfação devido à repetição do cardápio, com frango sendo servido todos os dias.
Em sua fala, Belota explicou que, durante uma visita realizada à maternidade, há duas semanas, ele constatou que as refeições estavam sendo servidas de forma repetitiva. “Naquela ocasião, a gente constatou realmente que as refeições estavam sendo repetitivas, ou seja, frango, como vocês podem ver nas imagens, a mesma refeição há mais de 40 dias”, afirmou.
O deputado revelou que, após a constatação, ele e sua equipe comunicaram a empresa responsável pela alimentação, além do governo estadual, que prontamente se manifestou e entrou em contato com a ISM Gomes de Mattos.
A empresa, segundo o deputado, havia se comprometido a mudar o cardápio, mas as mudanças duraram apenas dois dias. “O que realmente mudou, mas mudou apenas por dois dias. E eles voltaram a produzir as mesmas refeições, ou seja, frango em todas as refeições”, disse Belota.
A insatisfação, segundo o parlamentar, é crescente entre os servidores e pacientes, especialmente as mulheres que acabaram de dar à luz. Ele destacou a importância de uma alimentação variada para a recuperação dos pacientes. “Aquela paciente que acabou de ter filho, ela precisa de uma mudança na refeição. Até mesmo os pacientes não tão graves, você tem que fazer essa mudança de alimentação”, ressaltou.
Belota também criticou a qualidade das refeições servidas e mencionou que muitos pacientes têm optado por trazer alimentos de fora devido à insatisfação com as opções oferecidas. “A qualidade dos alimentos que estão servindo para a população aqui, que está internada, está muito difícil, muito difícil de comer. A maioria dos pacientes estão trazendo essas refeições de fora de casa, ou até mesmo vindo comprar uma marmita fora, para que possa se alimentar corretamente”, explicou.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Governo deve mais de R$ 10 milhões a empresa fornecedora de alimentação
O problema relatado por Belota pode estar relacionado a uma dívida da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) com a ISM Gomes de Mattos LTDA. A empresa, responsável pela alimentação em 25 unidades de saúde de Roraima, enviou um comunicado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) no qual alertou para a possibilidade de interrupção parcial dos serviços a partir do dia 15 de janeiro de 2025, devido a uma dívida acumulada de R$ 10.083.184,07.
A inadimplência, segundo a empresa, tem afetado o fluxo de caixa e a aquisição de insumos alimentícios, o que pode ter impactado na qualidade e variedade das refeições fornecidas.
Em resposta ao Portal O Fato, a Sesau afirmou que a alimentação destinada aos servidores em plantão está sendo fornecida regularmente e que, assim que o orçamento de 2025 for aberto, as pendências financeiras serão resolvidas