O governador Helder Barbalho e o prefeito Igor Normando, ambos do MDB, apresentaram, nesta sexta-feira (3), um conjunto de ações para acelerar a reorganização urbana e aprimorar a infraestrutura de Belém. O pacote inclui reforço na segurança pública, melhorias no sistema de saúde, avanços na macrodrenagem e pavimentação de 600 ruas da capital.
“Reunimos as equipes de gestão do Estado e da Prefeitura para realizarmos uma reunião de trabalho. Dialogamos sobre os desafios e perspectivas de parcerias. Na área de limpeza pública, estamos atuando junto com o município, inclusive com egressos do sistema penal atuando na limpeza de canais e da cidade”, afirmou Helder Barbalho.
No âmbito da segurança pública, o governador destacou a integração da Polícia Militar com a Guarda Municipal e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). “Na próxima semana, faremos a doação de equipamentos para essas instituições municipais, incluindo armamentos letais e não letais, além de coletes balísticos. Reforçar o sistema de segurança e ações voltadas ao trânsito”, pontuou Barbalho.
Na área da saúde, o governador anunciou a entrega de novos equipamentos hospitalares para a cidade. “Reforçaremos as ações com a inauguração do Hospital da Mulher no próximo dia 8 de março. Mais uma conquista para a capital, que compõe a estratégia de especialidades médicas que a Prefeitura está diagnosticando”, destacou. O pacote também inclui a entrega do Pronto-Socorro da Augusto Montenegro e do Hospital Público da Mulher.
Sobre obras de infraestrutura, Helder Barbalho mencionou que 15 projetos de macrodrenagem estão em andamento ou já foram entregues e que todos serão concluídos antes da COP30. “Importante que a cidade possa viver as conquistas da COP30. Por isso, planejamos ações nas periferias. São 15 obras de macrodrenagem que estão sendo entregues gradativamente. Além disso, temos um pacote com a Prefeitura com mais de 600 ruas, que já estão com obras licitadas, para levar pavimentação junto com drenagem e calçadas”, detalhou.
Na próxima segunda-feira (6), o Governo do Estado entregará as obras de macrodrenagem do Canal da Timbó e, no dia 12, prevê finalizar a primeira etapa das intervenções no Canal da Gentil. “Reduzir os riscos de alagamentos”, reforçou o governador.
O prefeito Igor Normando, por sua vez, destacou o compromisso com o término de obras já iniciadas e anunciou a chegada de 600 novos ônibus para o transporte público, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e aplicativo de monitoramento. Ele também mencionou a ampliação dos serviços de limpeza urbana e a retirada de fios inutilizados dos postes.
“Vamos concluir e buscar acelerar todas as obras. Junto com o Governo Federal e Estadual, vamos preparar a cidade para a COP30. Lançamos o Belém Limpa, que é um programa de limpeza urbana da cidade para colocar a manutenção em dia. Não só dos canais e bueiros, mas para garantir que as chuvas não castiguem tanto a cidade. Avançamos na limpeza das praças e vias e lançaremos uma nova etapa para retirar os fios não utilizados dos postes”, informou o prefeito.
Para as celebrações dos 409 anos de Belém, previstas para o próximo dia 12, Normando anunciou três dias de comemorações com atrações culturais e shows. A programação detalhada será divulgada em breve.
Ainda no contexto da COP30, o prefeito informou que serão criadas linhas temporárias de ônibus com pontos exclusivos para facilitar o transporte dos participantes durante o evento, que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense.