O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), revelou distanciamento entre ele e o governador Wilson Lima (União Brasil), desde de meados de 2024 e sinalizou que deve ser candidato ao Governo do Estado no pleito de 2026. As declarações foram dadas ao Portal Único.
Souza disse que já faz algum tempo que não conversa com o chefe do Executivo e destacou que esse afastamento começou alguns meses antes do período eleitoral de 2024, mas que não partiu dele. A origem desse afastamento estaria em um acordo firmado ainda nas eleições estaduais de 2022. Na época, Tadeu foi indicado como vice por David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, que apoiou Wilson Lima na disputa. Em troca, Wilson teria prometido apoiar David na eleição municipal de 2024.
Tadeu expôs que havia um acordo político que previa esse apoio, mas ele não aconteceu. “Apesar disso, segui cumprindo meu papel institucional, sem misturar divergências partidárias com minhas responsabilidades como vice-governador”, disse.
Esse rompimento ficou ainda mais evidente durante a campanha municipal deste ano, quando Wilson deixou de oferecer apoio formal à reeleição de David Almeida. “Não precisamos criar candidatos do nada. Não precisamos mentir na propaganda eleitoral ou nas redes sociais. O povo de Manaus reconheceu nosso trabalho nas urnas porque vê os resultados no dia a dia”, pontuou na entrevista.
Tadeu Souza destaca trabalho feito como vice-governador
Apesar do afastamento político, Tadeu reforçou seu compromisso com as responsabilidades de seu cargo. Ele citou sua atuação na defesa da Zona Franca de Manaus durante a reforma tributária e seu papel ativo no enfrentamento da crise da estiagem. “Fui eu quem iniciou as conversas que resultaram na criação do Comitê Técnico-Científico, que depois guiou as políticas públicas durante a seca”, lembrou Souza.
Ele também destacou sua boa relação com os deputados estaduais, mesmo estando distante do núcleo político do governador. “Minha relação com os deputados é institucional e respeitosa, como deve ser. No final das contas, nossa prioridade tem que ser sempre o Amazonas”, declarou.
Candidatura ao governo
Ao ser perguntado sobre uma possível candidatura ao Governo do Amazonas em 2026, Tadeu não fugiu do assunto. Pelo contrário, deixou claro que está preparado para liderar o estado. “Acredito que estou pronto para ser a ponte entre o presente e o futuro do Amazonas, mesmo diante de um orçamento limitado ou decisões difíceis”, afirmou.
Ele também lembrou sua trajetória no serviço público, com quase 30 anos de experiência, passando por cargos importantes como Procurador-Geral do Estado e secretário-chefe da Casa Civil de Manaus. “Ser governador não é só uma grande responsabilidade. É também uma chance única de deixar um legado, construir capital político e transformar vidas”, disse.
Souza também destacou que faz parte de um grupo político liderado pelo prefeito David Almeida. “Faço parte de um grupo político que mostrou resultados concretos nos últimos quatro anos, começando em plena pandemia, e que ainda não teve a chance de governar o estado”, pontuou.