A população de Belém contará mais uma vez com o tradicional Réveillon da Estação das Docas, que promete reunir milhares de pessoas às margens da Baía do Guajará para celebrar a chegada de 2025. A festa, totalmente gratuita, terá início às 20h do dia 31 de dezembro e oferecerá nove horas de música, show pirotécnico e animação.
Um grande palco será montado no Anfiteatro São Pedro Nolasco, onde o DJ Metralha abrirá a programação musical. Às 23h, o “rei do carimbó”, Pinduca, assumirá o comando do evento, conduzindo a contagem regressiva para o Ano-Novo. O ponto alto será a queima de fogos, realizada a partir de uma balsa ancorada na Baía.
Logo após a virada, a festa continua com a Banda Fruta Quente e o primeiro “grito de carnaval” puxado pelo Sambloco. Até as 5h da manhã, a animação será mantida pela bateria da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná.
Estrutura para o público
Com expectativa de receber mais de 50 mil pessoas, a Estação das Docas contará com um telão instalado entre os armazéns 2 e 3, além de um sistema de som que garantirá que todos os presentes ao longo dos 500 metros de orla possam acompanhar a festa.
Os portões de acesso serão abertos às 20h, localizados na Praça Pedro Teixeira e no Boulevard Castilhos França, próximo ao Ver-o-Peso. Medidas de segurança foram reforçadas, com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Ambulâncias também estarão disponíveis para atendimento médico, se necessário.
“Estamos preparando uma celebração com conforto, segurança e muita alegria, para recebermos paraenses e turistas nesta data tão especial”, afirmou Ruan Rocha, diretor-presidente da Organização Social Pará 2000, responsável pela gestão do complexo.
Conscientização ambiental
Como em anos anteriores, a Associação dos Catadores da Coleta Seletiva de Belém realizará a coleta e separação de materiais recicláveis, como latas de alumínio e garrafas PET. A ação não só contribui para a preservação ambiental, como também gera renda para os catadores.
A organização do evento reforça a importância do descarte correto dos resíduos, orientando o público a utilizar as lixeiras instaladas no local para facilitar a reciclagem.
Funcionamento especial e ingressos
No dia 31 de dezembro, a Estação das Docas funcionará das 10h às 15h, reabrindo às 20h exclusivamente para o Réveillon. No dia 1º de janeiro, o complexo estará fechado para manutenção, retomando as atividades normais no dia 2.
Para quem deseja celebrar em um ambiente mais reservado, os restaurantes da Estação já estão vendendo mesas para a noite de Réveillon. As reservas podem ser feitas diretamente nos estabelecimentos ou por meio das redes sociais do complexo (@estacaodasdocas).
Patrocínio e realização
O evento é patrocinado pelo Banco do Estado do Pará (Banpará) e realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Organização Social Pará 2000.
Programação completa:
Palco – Anfiteatro São Pedro Nolasco
20h – DJ Metralha
23h – 0h30 – Pinduca e Banda
0h45 – 01h45 – Banda Fruta Quente.
02h – 03h30 – Sambloco
04h – 05h – Bateria do Rancho
Serviço:
Réveillon na Estação das Docas – 31 de dezembro de 2024 a 1º de janeiro de 2025
Abertura dos portões: 20h
Acesso do público: G1 (escadinha – público em geral), G3 (em frente ao armazém 1 – exclusivo para quem comprar mesas), G4 (Ver-o-Peso) – público em geral.
Foto: Agência Pará