O ministro das Cidades, Jader Filho, confirmou nesta quinta-feira, 19, que o governo federal se prepara para contratar mais de um milhão de unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nos próximos dias. A iniciativa faz parte da agenda prioritária do presidente Lula para combater a vulnerabilidade socioeconômica e gerar empregos no Brasil.
Ampliação da meta inicial
Inicialmente, o plano era contratar 2 milhões de residências até o final do mandato. No entanto, com o ritmo acelerado, a expectativa é superar esse número. Até setembro, já haviam sido contratadas 1,186 milhão de unidades, abrangendo todas as modalidades do programa, incluindo habitações subsidiadas, rurais e financiadas pelo FGTS.
“O que o presidente está fazendo é inegável, tanto na geração de emprego quanto na criação de oportunidades para a população mais necessitada”, afirmou Jader Filho.
Banheiros e dignidade para famílias de baixa renda
Além da expansão do MCMV, o governo trabalha em uma nova política pública para a construção de banheiros em residências de famílias carentes. Segundo o Instituto Trata Brasil, mais de 4 milhões de brasileiros vivem sem banheiro em casa—a ausência desse serviço básico evidencia o desafio de inclusão. “Falei para o Jader: pode preparar o programa porque vamos fazer os banheiros que as pessoas precisam”, reforçou Lula.