Neste sábado (14/12), em um restaurante localizado na zona Centro-Sul de Manaus, ocorreu uma confraternização promovida pelo senador Eduardo Braga (MDB) para celebrar as conquistas de 2024 e discutir os projetos para 2025. O evento contou com a presença do senador Omar Aziz (PSD), do prefeito David Almeida (AVANTE), de prefeitos, prefeitos eleitos, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e políticos de diversos partidos.
O senador Eduardo Braga, eleito pela quarta vez líder do MDB no Senado Federal, comemorou o bom desempenho do partido nas últimas eleições. O MDB elegeu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em quase todos os municípios amazonenses, consolidando sua força e capilaridade ao ser reconhecido como um dos partidos mais alinhados às demandas da população.
Omar Aziz, líder do PSD no Senado, destacou o trabalho conjunto para impulsionar o desenvolvimento do interior do estado, com foco no bem-estar da população, por meio do apoio constante às prefeituras. “Não há um município do interior do Amazonas que eu e o Eduardo não tenhamos ajudado. Sempre acolhemos os prefeitos com muito carinho. Na semana que vem, teremos uma batalha que será liderada pelo Saullo (Viana – União Brasil), pelo Adail (Filho – Republicanos), pelo Átila (Lins – PSD) e pelo Sidney (Leite – PSD). Tanto eu quanto o Eduardo estaremos atentos para ajudar no que for necessário”, afirmou Omar, referindo-se à votação na Câmara dos Deputados, marcada para a próxima terça-feira (17/12), sobre o texto-base da Reforma Tributária.
O prefeito David Almeida ressaltou a importância de Eduardo Braga e Omar Aziz para a manutenção das prerrogativas da Zona Franca de Manaus (ZFM), em uma luta incansável para conquistar o apoio de outros estados brasileiros à aprovação do texto do PL 68/2024. “Esta reunião é importante para reconhecer o trabalho hercúleo desses dois senadores dinâmicos, que nos representam de forma gigante no cenário nacional. Todos viram a atuação e o enfrentamento pela defesa do nosso modelo de desenvolvimento. Enquanto alguns, que deveriam fazer o que eles fizeram, se calam”, comparou David Almeida.
O senador Eduardo Braga relembrou sua trajetória política, destacando o compromisso assumido há mais de 40 anos. “Eu e você (Omar) caminhamos ao lado do Amazonino boa parte de nossas vidas e formamos, naquela época, um verdadeiro grupo político. O Amazonino costumava dizer que era uma escola política. Um dos grandes problemas do Amazonas é que acabaram com os grupos políticos. Hoje, neste jantar, um novo grupo político surge no estado do Amazonas. E surge para fazer o bem, sem importar a quem”, declarou Braga, sob aplausos dos presentes, incluindo integrantes de partidos como PSD, Republicanos, Avante, União Brasil e PT.
Braga agradeceu os elogios pelo esforço na produção do texto-base da regulamentação da Reforma Tributária e pelo reconhecimento de sua articulação e da de Omar Aziz, que liderou os votos a favor da manutenção dos incentivos da ZFM. Ele também destacou as dificuldades enfrentadas e a necessidade de vigilância constante para evitar que as vantagens sejam perdidas em virtude de ataques recorrentes. “O Amazonas sempre teve adversários e até mesmo inimigos. A indústria, neste momento, gera 125 mil empregos diretos, que, somados aos indiretos, totalizam 600 mil empregos. Mas pouca gente se lembra que, graças à Zona Franca comercial, 350 mil pessoas estão empregadas diretamente em Manaus. São quase um milhão de pessoas que dependem da Zona Franca comercial. E ela estava esquecida nesta reforma tributária, mas conseguimos corrigir isso, garantindo incentivos para o comércio, assim como asseguramos incentivos integrais para a indústria. Lutamos porque não aceitamos ser tratados como brasileiros de segunda classe”, finalizou o senador.
Estiveram presentes no evento os deputados federais Átila Lins (PSD), Adail Filho (Republicanos), Saullo Viana (União Brasil), Silas Câmara (Republicanos), Sidney Leite (PSD), os ex-deputados estaduais Marcelo Ramos e Belarmino Lins, além de diversas lideranças do MDB e de outros partidos.
Foto: Divulgação