Em participação na 15ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada em Brasília (DF), nesta quinta-feira, 28, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu a troca de experiências entre os chefes dos Estados. O encontro reuniu lideranças estaduais para debater temas prioritários como segurança pública, saúde, desenvolvimento social e reforma tributária.
Durante o evento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, liderou as discussões sobre segurança pública, apresentando propostas voltadas ao enfrentamento da criminalidade e à criação de um ambiente mais seguro para a população, com foco na atualização de instrumentos legais.
Nós entendemos que depois de 36 anos ao advento da Constituição Federal de 1988, a questão da segurança pública precisa ser revisitada, precisa ser discutida porque o crime que era eminentemente local passou a ser de âmbito nacional e até transnacional. Então é muito importante que nós revisitemos as competências da União, de Estado, do Distrito Federal e municípios, nesta temática e que nós também repensemos o artigo 144, que é aquele que inicia. No capítulo relativo à segurança pública. Muita coisa mudou e é preciso que a Constituição Federal se adapte à dinâmica social e política neste país, ao longo dessas mais de três décadas”, ponderou Lewandowski.
Helder Barbalho ressaltou a necessidade de se ouvir as experiências de cada estado para a construção de uma realidade de paz no Brasil. Ele também enfatizou que eventos como esse contribuem para a construção coletiva de uma solução nacional.
O Fórum de Governadores é um espaço que propicia o intercâmbio de experiências e soluções entre os estados. As pautas discutidas são previamente definidas, permitindo que os participantes se aprofundem em questões relevantes para a administração pública.
Durante sua participação, o governador Helder Barbalho destacou a importância do encontro. “Estamos aqui na reunião do Fórum de Governadores de todo o Brasil, para discutir temas importantíssimos para o nosso país, destacando a segurança pública”, afirmou.
Além da segurança, a reunião também focou em questões sociais, como a insegurança alimentar. O ministro Wellington Dias, responsável pelo Desenvolvimento e Assistência Social, apresentou iniciativas para combater a fome e melhorar a assistência à população vulnerável.
“A região Norte também foi aquela que proporcionalmente mais reduziu a insegurança alimentar, ou seja, isso mostra que temos tido eficiência no trabalho feito”, afirmou o ministro Wellington Dias.
Foto: Agência Pará