O general Guilherme Cabral, natural de Areia, na Paraíba, foi homenageado nesta quinta-feira (21) com o título de Cidadão do Pará. A cerimônia ocorreu no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e destacou a contribuição do militar ao estado durante sua passagem por Belém, que durou cerca de um ano e meio.
A honraria foi proposta pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), e entregue pelo 3º secretário da Mesa Diretora, deputado Adriano Coelho (PDT). O general Cabral esteve acompanhado pelo general de brigada Santana Neto, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, e pelo general de divisão Carlos Feitosa, atual comandante da 8ª Região Militar.
Com uma carreira iniciada em 1979 no Exército Brasileiro, Guilherme Cabral ocupou cargos de destaque ao longo dos anos. Entre abril de 2023 e agosto de 2024, ele foi comandante militar do Norte, antes de assumir a Secretaria de Economia e Finanças do Exército, em Brasília.
“Receber esta honraria é muito importante para mim, pela grande admiração que sinto pelo Pará e seu povo, formado por pessoas muito hospitaleiras. No período em que servi aqui, percorri o interior do Pará. O Exército está presente na história desse Estado; um exemplo é a Transamazônica, que foi uma obra do Exército e que ainda hoje é fundamental para o desenvolvimento regional”, destacou o general Guilherme. “Espero que os laços entre a Assembleia Legislativa e o Exército fiquem cada vez mais estreitos”, concluiu.
O ato simbólico de entrega do título de Cidadão do Pará foi encerrado com a entrega de lembranças do Pará aos militares.
Foto: Divulgação/ALEPA