O prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), anunciou que, a partir de 1º de janeiro, a atual Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant) será transformada na Secretaria Executiva de Igualdade Racial. A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais de Normando, nesta quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra.
A nova pasta será responsável por implementar e coordenar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e combate ao racismo. Segundo Normando, a mudança tem como objetivo reforçar políticas públicas de igualdade racial e promover ações contra o preconceito racial.
Funcionamento da Secretaria de Igualdade Racial
Ele ressaltou que a nova estrutura permitirá que todas as políticas do governo municipal sejam desenvolvidas sob uma perspectiva antirracista, alinhada com a proposta de tornar Belém uma cidade inclusiva e respeitosa.
“Em uma sociedade onde, infelizmente, o preconceito ainda é uma realidade, não adianta só não ser racista. A gente precisa ser antirracista, condenar de todas as formas qualquer tipo de preconceito. E mais do que isso, fazer com que as políticas públicas de igualdade racial sejam uma realidade durante toda a nossa gestão”, afirmou o prefeito eleito no vídeo.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
População negra no Pará
Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE, mostram que o Pará é o estado brasileiro com maior concentração de população parda. Dos 8.120.131 habitantes do estado, 69,9% se declararam pardos e 9,8% pretos. Pela primeira vez, o Brasil teve mais autodeclarações de pessoas pardas do que brancas.