A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 7, a Operação Puritas, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em um esquema de tráfico interestadual de drogas que contava com a participação de policiais em Rondônia e na Bahia.
A operação mobilizou mais de 120 policiais federais para cumprir 30 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva em diversas cidades: Porto Velho/RO, Vilhena/RO, Ji-Paraná/RO, Cascavel/CE, Santa Maria/DF, Ourilândia do Norte/PA, Natal/RN, Piracicaba/SP, Santa Luz/BA, Gandu/BA, Feira de Santana/BA e Fortaleza/CE. Todos os mandados foram expedidos pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho/RO. Além das prisões, houve apreensões de veículos utilizados no esquema criminoso e sete flagrantes por posse e porte de armas de grosso calibre.
As investigações indicaram que o grupo estava ligado a carregamentos de aproximadamente 500 kg de cloridrato de cocaína apreendidos em Vilhena/RO, outros 500 kg em Canarana/MT e mais 200 kg em Peritoró/MA.
Segundo os investigadores, policiais rodoviários federais, além de membros das Polícias Militares da Bahia e de Rondônia, eram responsáveis pelo transporte de grandes quantidades de entorpecentes, com destino principal ao estado do Ceará.
No total, 26 pessoas foram identificadas como integrantes do esquema e poderão responder por tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A Corregedoria Geral da Polícia Rodoviária Federal cooperou ativamente com a investigação, sendo fundamental para o sucesso da operação.
Foto: Divulgação