Com forte proximidade do atual Governo Federal e a vitória no pleito deste ano, o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, pode estar pavimentando sua posição como vice do presidente de Lula, do PT, nas eleições de 2026.
Em entrevista à CNN nesta terça-feira, 29, o analista político Antônio Labareda destacou a atuação do MDB no pleito deste ano, elegendo 864 prefeitos, o que reforça a participação do partido na indicação do vice de Lula no pleito de 2026.
Embora ainda esteja distante, as articulações e viabilidade política de candidatos já iniciam com antecedência. Neste bojo, Helder Barbalho aparece como um nome com forte potencial.
No Pará, dos 144 municípios paraenses, 85 elegeram prefeitos do MDB, incluindo a capital Belém, que será comandada por Igor Normando, eleito com 56,36% dos votos no segundo turno. Santarém, terceiro maior município do Pará, também será comandada por um prefeito do partido, o ex-deputado estadual Zé Maria Tapajós, eleito com 52% dos votos, no domingo, 27.
Nas eleições municipais de 2024, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Social Democrático (PSD) se destacaram, com o PSD conquistando pelo menos 877 prefeituras e o MDB elegendo 844 prefeitos, marcando a primeira vez desde 1988 que o MDB não lidera em número de prefeituras.
Ambos os partidos irão comandar cinco capitais cada a partir de 2025, com o MDB sendo o que mais ganhou prefeituras de capitais entre os turnos, somando três novas vitórias. O desempenho do MDB reflete um crescimento em relação a anos anteriores, especialmente em São Paulo, onde se tornou uma força política significativa com a reeleição de Ricardo Nunes.
Foto: Divulgação/PR