O Portal de Notícias Rondônia Ao Vivo desmentiu, na manhã desta segunda-feira, 21, uma Fake News que circula nas redes sociais como se fosse uma matéria publicada pelo veículo. Um print com o conteúdo impostor tem sido disseminado nas redes sociais nos últimos dias, utilizando o nome e o visual do Rondônia Ao Vivo para conferir credibilidade ao conteúdo, que na verdade é falso.
A notícia falsa apresentava o título: “CAIXA 2: Dono de Gráfica e da Academia Matrix Fitness, Junior, é o maior financiador da campanha de Léo Moraes e já foi preso por falsificação de dinheiro”.
O veículo ressaltou que nunca publicou tal notícia. “A imagem, caracterizada como uma ‘fake news’, foi produzida por algum grupo político com a intenção de minar a campanha do candidato. Esta não é a primeira vez que uma montagem enganosa envolvendo a marca do jornal é criada”, informa a direção do Portal em trecho do texto.
Crime
A Lei nº 13.834/2019, conhecida como a Lei das Fake News, estabelece penalidades para a disseminação de desinformação nas redes sociais e em serviços de mensageria. Essa legislação altera o Código Eleitoral e define que é crime criar, distribuir ou divulgar informações falsas com o intuito de alterar o resultado das eleições ou prejudicar candidatos.
As penalidades incluem multas e detenção de até 5 anos, dependendo da gravidade da infração. Além disso, a lei também estabelece a obrigação das plataformas digitais em coibir a disseminação de notícias falsas e em promover a transparência nas informações.