A 15 dias da eleição, a candidata à prefeitura de Normandia, Neila Araújo (Cidadania), parte pra cima e expõe publicamente casos de assédio sexual supostamente praticados pelo atual prefeito e candidato à reeleição, Winston Raposo (PP). As acusações foram registradas na Delegacia Especializada de Violência contra a Mulher.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Neila Araújo abordou o tema, pedindo apoio às vítimas. “Se coloquem na pele de uma jovem que sai em busca de uma oportunidade de emprego e volta para sua casa com o sentimento de um objeto de troca, sendo humilhada, destratada, desrespeitada e ferida”, afirmou a candidata, pedindo empatia para com as vítimas.
No boletim de ocorrência, uma jovem de 20 anos relatou que o prefeito a assediou sexualmente durante uma reunião em que ela buscava emprego.
Segundo o depoimento, o incidente ocorreu na residência do prefeito, após ele pedir que os pais da declarante se retirassem. A vítima afirmou que o autor “começou a pegar em seus seios e partes íntimas”, momento em que ela começou a chorar.
Outra denúncia menciona que Winston Raposo teria condicionado ajuda financeira a favores sexuais. A vítima, uma estagiária de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, apresentou prints de conversas por WhatsApp como evidência.
Em uma das mensagens, o prefeito teria escrito: “BORA SE AJUDAR AMOR, EU AJUDO VC E VC ME AJUDA. FAZ POR AMOR ENTÃO, AMOR POR MIM OU POR AJUDA?”
Após expor os casos, Neila fez um apelo às autoridades e lideranças femininas. “Venho falar e pedir apoio a todas as mulheres vereadoras, prefeitas, deputadas estaduais e deputadas federais, as defensoras e promotoras públicas”, declarou. A candidata também mencionou instituições como a Casa da Mulher Brasileira, ressaltando a importância do apoio às vítimas.
O prefeito Winston Raposo, que busca a reeleição, alega que as acusações fazem parte de uma “manobra política” orquestrada por sua adversária. No entanto, Neila rebateu essa alegação em seu vídeo.
“Não tente desviar a atenção das acusações gravíssimas. Eu não sou responsável pelos seus atos, pelo seu telefone, pelas suas atitudes, de falta de respeito. Apresente a tua defesa na justiça”, afirmou.
A candidata também compartilhou sua perspectiva pessoal sobre o respeito às mulheres. “Tenho quatro filhos, duas mulheres e dois homens. A elas ensinei a não baixarem a cabeça para nenhum homem. A eles ensinei a respeitar a vontade das mulheres”, pontuou Neila.