A situação da candidatura do deputado federal Antônio Carlos Nicoletti (União Brasil) à Prefeitura de Boa Vista foi atualizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na plataforma Divulgacand. O candidato aparece como inapto e o registro de candidatura como indeferido.
Segundo descrição do próprio TSE, indeferimento é aplicado a candidatura que não reuniu as condições necessárias para o deferimento do pedido de registro ou que está vinculado a DRAP (partido, federação ou coligação) indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral.
Nicoletti já havia saído da disputa por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), que decidiu no dia 10 de setembro, por 4 votos a 3, que o União Brasil não teria candidato a prefeito de Boa Vista. A corte anulou as candidaturas de Nicoletti e da deputada estadual Catarina Guerra, que travavam uma guerra interna no partido pela vaga.
Catarina entrou com um mandado de segurança no TSE, e por meio de uma decisão monocrática do ministro Nunes Marques, baseada em uma liminar de um juiz de primeiro grau que lhe concedeu o direito de fazer campanha eleitoral, ela está realizando sua campanha.
No entanto, o que vai definir a candidatura dela e de Nicoletti será o recurso ao TSE, que ambos estão apresentando. Somente após essa decisão será possível saber quem será o candidato ou se nenhum deles será.
Nicoletti afirma que irá recorrer
A equipe de reportagem procurou a assessoria de Nicoletti para saber o posicionamento dele em relação à decisão. A equipe enviou a resposta nas palavras do parlamentar. “Meu registro foi indeferido e estou recorrendo, então estou subjudice da mesma forma que a Catarina”, declarou.