Dois poços artesianos foram entregues nesta quinta-feira, 22, pelo Governo de Roraima no município de Rorainópolis. Um dos poços está localizado no bairro Nova Vitória, na sede do município, e o outro na Vila Boa Esperança, Vicinal 16, na região de Nova Colina. A cerimônia de entrega das obras, realizadas pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), contou com a presença de autoridades e moradores das localidades.
Sobre as obras, o governador Antonio Denarium afirmou que o trabalho para universalizar o acesso da população à água potável é uma bandeira da gestão do Governo, executada com maestria pela Caer.
“Estamos ampliando para garantir que o acesso à água potável seja um direito de todos os roraimenses no interior e na capital. Hoje finalizamos em Rorainópolis, mas são obras que levamos para todos os municípios, e na próxima semana teremos a inauguração do novo sistema de abastecimento de água do João de Barro em Boa Vista”, declarou.
Conforme o presidente da Caer, James Serrador, a parceria com a prefeitura de Rorainópolis foi de grande importância para ampliar o fornecimento de água no município.
“Esses investimentos são uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Rorainópolis, um esforço conjunto e determinante para que a água potável chegue a todos os lares do município. São obras de grande dimensão que vão contribuir para universalizar o acesso à água potável em todo o Estado”, ressaltou o presidente.
O poço artesiano do bairro Nova Vitória vai aumentar a capacidade de abastecimento em 40 mil litros por hora, que somados aos 11.400 metros de extensão de rede de água construídos pela Caer no bairro, vão beneficiar mais de 450 residências. Para suprir toda a demanda da região, a companhia está finalizando outro poço no mesmo bairro.
O sistema de abastecimento de água potável da Vila Boa Esperança conta com um poço artesiano, com capacidade para produzir 10 mil litros por hora, 3.600 metros de rede e um reservatório elevado com capacidade para 20 mil litros, que vão beneficiar em média 180 residências com água potável e encanada.
“Essas novas estruturas de abastecimento de água são de grande relevância para a população, pois vão trazer mais qualidade de vida para os moradores”, disse José Passos, que é morador do município.
Mais investimentos
Em agosto deste ano, 600 metros de extensão de rede, com tubulação de 100 mm, foram construídos para reforçar o abastecimento de água entre o bairro Gentil Carneiro e o bairro Osmar Pereira, na sede de Rorainópolis.
Para garantir a pressão adequada da rede de abastecimento de água do bairro Osmar Pereira e parte do bairro Santa Felicidade, a perfuração de mais um poço artesiano está em andamento e 13 mil metros de rede adutora de 60 mm foram construídos.
Em dezembro de 2023, a nova sede administrativa da Companhia foi entregue, dando mais comodidade e agilidade no atendimento à população.
Entre as melhorias realizadas pela Companhia no município, está também a duplicação da capacidade da Estação de Tratamento de Água, realizada em 2022. A obra contemplou também a instalação de um sistema de filtros russos e um novo conjunto motobomba para captação de água do rio Anauá, garantindo a eficácia do abastecimento da localidade.
Nova estrutura vai reforçar abastecimento de bairros
O sistema de abastecimento de água da sede do município conta com um sistema de captação de água e mais 16 poços artesianos. Desses, seis foram perfurados por meio do Programa Água para Todos e reforçam o abastecimento de água nos bairros Parque das Orquídeas, Parque Amazônia, Novo Horizonte, Suelândia, Nova Vitória e Osmar Pereira.
No município, a Caer atende mais quatro vilas com água potável, sendo as vilas de Martins Pereira, Nova Colina, Equador e Jundiá. Juntas, as vilas possuem 14 poços artesianos, desses, três foram perfurados na atual gestão.