Ao comparar junho com julho deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) constatou que houve uma redução de 46,7% na infração de trânsito “sem cinto de segurança”. No mês de junho foram registradas 1.222 e julho 651 infrações desse tipo.
Ainda analisando os dois últimos meses, o Detran-RR registrou também uma diminuição no total de infrações diversas. Em junho foram 2.811 e em julho 2.113 infrações, o que representa uma redução de 24,8%.
O presidente do Detran-RR, Gueres Mesquita, comentou que essa redução é resultado do trabalho de fiscalização e de motoristas mais conscientes sobre suas responsabilidades no trânsito.
“O cinto de segurança é obrigatório tanto para o motorista quanto para o passageiro, que são mantidos em segurança no banco do carro. Manter esse item afivelado pode fazer toda a diferença, evitando lesões de menor ou maior gravidade ou até mesmo perder a vida”, ressaltou o presidente.
Infrações em julho
Além da infração “sem cinto de segurança”, que ocupou o primeiro lugar, os agentes de trânsito flagraram 249 motoristas usando celular enquanto dirigiam; 206 veículos sem licenciamento; 154 condutores dirigindo sem CNH; e 30 dirigindo sob influência de álcool.