O médico Celso Luiz Cardoso Lobato, denunciado diversas vezes por violência obstétrica no Hospital Municipal de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, não possui a especialidade de cirurgião registrada no Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA).
A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Pará (MPPA) em um documento enviado a Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, em que aponta as violências sofridas por pacientes que já denunciaram o médico.
O MPPA recomendou à prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, ao secretário municipal de saúde e à direção do Hospital Municipal, em 12 de julho, o “imediato afastamento” do médico e a contratação de um cirurgião qualificado para que a população não fique desassistida.
No documento, o MPPA destacou que apesar de o referido médico atuar no Hospital Municipal de São Sebastião da Boa Vista/PA como médico cirurgião, em seu registro do CRM-PA consta que não possui especialidade registrada.
O médico já havia sido afastado anteriormente e voltou a atender na unidade. No documento mais recente, o MPPA recomendou ao prefeito, ao secretário municipal de saúde e ao diretor do hospital que promovam o afastamento imediato de Lobato e cessem qualquer tipo de pagamento a ele.
Além disso, o órgão destacou a necessidade de contratar um cirurgião qualificado para garantir que a população local continue recebendo os cuidados necessários.
Foto: Notícias Marajó