O partido Solidariedade anunciou o ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Benedito Alves, como pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho. A oficialização da entrada dele na disputa está marcada para a próxima segunda-feira, dia 15, durante as prévias partidárias da legenda.
Com a entrada de Alves na disputa, a capital de Rondônia conta com 10 pré-candidatos. O cargo de chefe do executivo de Porto Velho também seria disputado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Marcelo Cruz (PRTB) que chegou a figurar em segundo lugar nas primeiras pesquisas de intenção de votos, no mês de maio.
No entanto, anunciou sua desistência no dia 8 de julho, alegando ter sido surpreendido por uma norma interna da Assembleia Legislativa que poderia impedir sua candidatura. Até o momento, a disputa conta com os seguintes nomes:
- Benedito Alves (Solidariedade): Advogado e professor universitário, foi conselheiro do TCE-RO e secretário de Finanças do estado.
- Célio Lopes (PDT): Advogado previdenciário, já foi presidente da Juventude Socialista do PDT e superintendente da Funasa em Rondônia.
- Euma Tourinho (MDB): Ex-juíza do TJRO, presidiu a Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e recentemente se aposentou da magistratura.
- Fátima Cleide (PT): Ex-senadora e servidora pública por mais de 40 anos, foi atuante no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero).
- Léo Moraes (Podemos): Advogado e político, foi vereador, deputado estadual e atualmente é deputado federal, com uma candidatura ao governo do estado em 2022.
- Mariana Carvalho (União Brasil): Deputada federal reeleita, ex-vereadora de Porto Velho, com formação em Direito e Medicina.
- Ricardo Frota (Novo): Advogado e jornalista, atuou como chefe de Ação Cultural na Prefeitura de Porto Velho e subprocurador na Câmara Municipal de Porto Velho.
- Samuel Costa (Rede): Advogado, jornalista e professor de Ciência Política, concorreu ao cargo de vereador e já disputou a Prefeitura de Porto Velho em 2022.
- Valdir Vargas (PP): Advogado, empreendedor e produtor rural, presidiu a Abrasel em Rondônia e a Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho.
- Vinícius Miguel (PSB): Professor universitário com formação em administração, já foi candidato ao governo do estado e à Prefeitura de Porto Velho, mas não foi eleito.
Liderança nas pesquisas
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Phoenix em 23 de junho, Mariana Carvalho, ex-deputada federal pelo União Brasil, com o apoio do governador Marcos Rocha (UB-RO) e do atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), está à frente na corrida pela prefeitura, com 21,4% das intenções de voto. O deputado federal Léo Moraes, do Podemos, aparece em segundo lugar com 17,6% das intenções de voto.
Orçamento 2025
A previsão é que o escolhido pela população para comandar a capital de Rondônia pelos próximos quatro anos terá um orçamento de cerca de R$ 3 bilhões em arrecadações para gerir. O montante consta na Projeto de Lei 4.648/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2025, aprovado em duas sessões na Câmara Municipal de Porto Velho no dia 25 de junho.