julho 12, 2024
InícioAmazonasLíder nas intenções de votos, Brena Dianná apresenta soluções para impulsionar o...

Líder nas intenções de votos, Brena Dianná apresenta soluções para impulsionar o desenvolvimento de Parintins

Publicado em

Nesta quinta-feira (20/06), a pré-candidata a prefeita de Parintins pelo União Brasil, Brena Dianná, participou da rodada de entrevistas promovida pela TV Norte/SBT, durante o programa “Povo na TV”, apresentado por Carlos Augusto das Neves. No tempo de 20 minutos, a vereadora detalhou os problemas, que afligem a população de cerca de 115 mil habitantes e apresentou soluções viáveis e definitivas.

O primeiro tema sorteado foi meio ambiente. A lixeira pública a céu aberto, que gera mau cheiro, atrai urubus e ratos, além de poluir o local onde se concentra, assim como entorno, ganhou destaque pela vereadora como uma situação emergencial que deverá ser enfrentada de imediato com apoio dos demais poderes e instituições parceiras para tratar os resíduos de forma adequada.

“Além da lixeira atras da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), a gente vê em vários pontos de nossa cidade lixeiras viciadas. Chegou o momento de resolver esse problema em definitivo. De que forma? Contratando mão-de-obra, adquirindo mais carros coletores, voltando com a coleta de lixo diária, adquirindo mais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual para proteger os servidores da limpeza pública). Vamos fortalecer as parcerias com as associações de coletores de lixo, levar para dentro das escolas campanhas de conscientização”, detalhou Brena.

A qualidade da água que abastece as residências da Ilha Tupinambarana preocupa a pré-candidata por afetar a vida de milhares de pessoas. O primeiro laudo que apontou a contaminação nos poços artesianos é de 2005. Como nenhuma medida foi adotada, atualmente, 22 dos 26 poços apresentam contaminação por nitrato, metais e coliformes fecais, segundo estudos da UEA e laudos da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado e Cosama.

“Este ano, estive em Brasília com o secretário Marcellus Campêlo, da UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais). Nos reunimos com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), falando do Prosai (Programa de Desenvolvimento Integrado), que é um projeto que vai chegar a Parintins. O objeto da nossa reunião foi falar sobre a água de Parintins que é um problema seríssimo, grave que está acontecendo aqui”, pontou a parlamentar. Brena Dianná tem como proposta estreitar parceiras com os governos do Estado e Federal, assim como com as bancadas de deputados estaduais, federais e senadores a fim de obter recursos para Parintins.

Infraestrutura

Entre as reivindicações que Brena Dianná mais ouve de moradores de Parintins durante as frequentes visitas aos bairros da sede do município e também à zona rural, destacam-se a falta de infraestrutura e a precariedade das obras construídas com recursos públicos. Durante o programa da TV Norte, ela foi enfática ao firmar um compromisso de trabalho sério e contínuo nesta área.

“Faltam ruas pavimentadas, calçadas, limpeza pública. Quando a gente se afasta do centro, a situação piora. Temos como exemplo de situação precária o Pascoal Alaggio, os Itaúnas, o Paulo Côrrea, algumas ruas do bairro da União. A gente precisa aplicar os recursos de forma responsável, fazendo licitações, contratando empresas que vão prestar o serviço de forma adequada e eficiente. Quando saímos da sede e vamos para as comunidades a realidade é ainda pior. Recentemente, no Mocambo, no Caburi, na Vila Amazônia, estive com o secretário da UGPE para verificar a situação. Faremos um levantamento de quanto quilômetros precisam receber pavimentação das vias e de quanto de recurso vamos precisar. Vamos buscar recursos para resolver esta situação”. Dianná afirmou, ainda, que o sistema de drenagem pluvial será tratado para evitar os frequentes alagamentos de importantes vias de Parintins após fortes chuvas.

A pré-candidata defendeu, ainda, a rearborização com o cuidado integral ao meio ambiente. “Vamos sair do discurso e colocar as ações em prática. Parintins tem um festival que prega a preservação do meio ambiente. Então, a gente precisa preservar o meio ambiente. Durante o meu mandato, apresentamos projetos para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. Propomos a regularização de calçadas, implantação de sinalização sonora, atendimento nos órgãos públicos voltados às pessoas com deficiência visual e auditiva”. A maioria dos projetos de Brena Dianná, embora voltada para as demandas do povo, não foi atendida pelo fato de ela ser parlamentar que integra o grupo de oposição. Como prefeita, Brena pretende implementá-los.

Educação

Brena Dianná, que é filha de Parintins e fez os ensinos fundamental e médio no município, declarou que a precariedade dos prédios públicos direcionados ao magistério compromete a educação de qualidade. A pré-candidata, além de apresentar como proposta o estabelecimento de um calendário de manutenção frequente, destacou que estruturas comprometidas serão substituídas por novas e funcionais.

“Não basta fazer um reparo, trocar uma carteira, vai muito além disso. Na zona rural, ainda temos escolas muito antigas. A escola do Panauaru (Comunidade Santo Antônio do Panauaru) tem 40 anos e não é uma reforma que resolverá. Eles precisam de uma escola nova, mais ampla, com sala de informática. Lá no Quebrinha, a gente tem uma escola de quase 24 anos. Tem teia de aranha, tem cheiro de rato, de morcego lá. Tudo isso prejudica o ensino. Precisamos proporcionar à população e aos alunos uma estrutura adequada”, afirmou Brena.

Falando para a população como um todo, a pré-candidata assegurou a realização de concurso público para diversas áreas na prefeitura. Para os professores, garantiu o pagamento integral dos direitos trabalhistas como férias, 13º salário, abono. “Valorizaremos o professor e todos os demais profissionais da educação como vigia, merendeiras”, afirmou Brena. Ela também propôs trazer a tecnologia para dentro das escolas, criação de uma secretaria voltada ao esporte a fim de cuidar das quadras, ginásios, contratar profissionais de educação física, estimular a prática desportiva, fornecendo bolsa-atleta para aqueles que se preparam profissionalmente. Dentre as fontes de recursos que pretende utilizar para dinamizar o setor, está o Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI).

Economia e Turismo

Ao abordar o tema de geração de emprego e renda em setores vitais da economia parintinense, Brena pontuou a desproporção financeira ao longo do ano. O município, que organiza o maior festival folclórico do mundo, vive dias de abundância. Mas passados os dias de festa, amarga a falta de oportunidade.

“Queremos manter este movimento (financeiro) não só na época do festival, mas o ano inteiro. Vamos fortalecer a cultura e o turismo com apoio dos órgãos governamentais. Temos o projeto do Banco do Povo para financiar projetos. Isso já acontece em outros municípios do Amazonas e será uma realidade em Parintins. Daremos condições de a população montar salão de beleza, banquinha de churrasco ou tantos outros projetos de vida. Também vamos profissionalizar o artesão para impulsionar o artesanato local”, garantiu Brena.

Parintins já liderou o ranking dos municípios com maior rebanho do estado. Hoje, ocupa a décima posição. Ao falar do setor primário, a pré-candidata foi incisiva ao dizer que o setor primário receberá os incentivos que tanto aguarda para voltar a crescer. “A secretaria não tem o recurso apropriado para investir. Não dá para a gente ainda ver o produtor rural com pouco recurso ou sem estrutura nenhuma. Vamos implementar a patrulha mecanizada. O poder público tem que ofertar isso para garantir que as comunidades adquiram sua independência econômica”, enfatizou.

Ela garantiu que irá atuar fortemente na divulgação do festival e das demais expressões culturais como as quadrilhas, pastorinhas, na sede e comunidades; festival dos bois do Mocambo; festival de verão do Caburi e festas religiosas. Segundo Brena, as atividades que envolvem as belezas naturais e gastronomia serão fortalecidas para atrair visitantes.

Saúde

Ao falar sobre um setor que possui grandes demandas sociais, a pré-candidata propôs ampliar e reaparelhar as unidades de saúde, contratar mais profissionais e tornar rotineiros os serviços essenciais de forma a acabar com as longas filas por cirurgias.

“As jornadas vão continuar. Temos como objetivo zerar as filas por cirurgias. Vamos tratar a atenção primária com prioridade, ofertando 100% de cobertura para serviços obrigatórios dentro das Unidades Básicas de Saúde. Implantaremos policlínicas especializadas na saúde da mulher, da criança, dos idosos, dos homens, com profissionais qualificados como ortopedista, pediatra, fisioterapeuta, cardiologista. Vamos investir na telessaúde para atender os irmãos da sede e das comunidades”, finalizou Brena Dianná.

Conhecimento de causa

A pré-candidata Brena Dianná discorreu com tranquilidade os temas apresentados ao longo da entrevista por ser parintinense e por exercer há mais de três anos mandato de vereadora, sendo uma das mais atuantes na Câmara Municipal de Parintins. Como vereadora, faz visitas regulares aos bairros, onde desenvolve diversas ações sociais assim como acompanha a rotina das comunidades situadas na zona rural, por meio de reuniões com moradores dessas comunidades.

Últimos Artigos

Ex-deputada Marília Pinto assume Superintendência de Programas Especiais da ALE após convite de Sampaio

Na manhã desta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado...

Infrações por falta de cinto de segurança aumentam 57,6% em Roraima em junho

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) registrou no mês de junho deste...

Inscrições para Curso de Robótica Educacional em Boa Vista são prorrogadas até 14 de julho

As inscrições para o Curso de Robótica Educacional da Prefeitura de Boa Vista são...

Roraima intensifica ações preventivas contra a praga Amaranthus Palmeri

A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) está executando ações de prevenção contra...

Mais como este

Ex-deputada Marília Pinto assume Superintendência de Programas Especiais da ALE após convite de Sampaio

Na manhã desta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado...

Infrações por falta de cinto de segurança aumentam 57,6% em Roraima em junho

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) registrou no mês de junho deste...

Inscrições para Curso de Robótica Educacional em Boa Vista são prorrogadas até 14 de julho

As inscrições para o Curso de Robótica Educacional da Prefeitura de Boa Vista são...