abril 19, 2025
InícioDestaquesGoverno firma acordo com Fundo de População da ONU no fortalecimento de...

Governo firma acordo com Fundo de População da ONU no fortalecimento de políticas para as mulheres

Publicado em

spot_img

Na tarde desta segunda-feira, 3, o Governo de Roraima firmou um compromisso com o Unfpa (Fundo de População das Nações Unidas) no Brasil para fortalecer a resposta local em relação ao acesso à saúde, ferramentas de planejamento familiar e ao combate, prevenção e redução da violência contra a mulher no Estado.

O entendimento fez parte de um dos acordos que também foram firmados com a Operação Acolhida e com o município de Boa Vista. Na mesma ocasião também foi lançado o projeto “Poderosas da Amazônia”, realizado pelo Unfpa em parceria com a Embaixada da França no Brasil. O evento de assinatura ocorreu no Hotel Aipana Plaza, com a presença de autoridades do Governo, representantes de órgãos humanitários e lideranças da comunidade local.

De forma resumida, o memorando assinado entre o governo estadual de Roraima e o órgão da ONU tem como objetivo avançar e fortalecer políticas, programas e ações que promovam a Agenda 2030, a Agenda de População e Desenvolvimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Igualdade Racial e de Gênero, Juventude, Justiça Climática e dos Direitos Humanos, de forma a assegurar o atendimento das necessidades da população roraimense, em especial as de mulheres, meninas, adolescentes e jovens.

O vice-governador Edilson Damião explicou em discurso que é sempre positivo participar da execução de políticas que fortaleçam ações de combate à violência doméstica no Estado.

“A Casa da Mulher Brasileira em Roraima é a ‘vitrine’ das ações de fortalecimento a políticas de gênero do nosso Estado, por assim dizer. Ela iniciou em 2019 e a cada ano vem se consolidando como uma ferramenta e um canal muito importante não só do Governo, mas para toda a rede de proteção em Roraima. Neste sentido, as mulheres recebem suporte jurídico, psicológico e uma rede de serviços que mostram que elas não estão só, e que têm apoio do Poder Público”, declarou.

Ele também reforçou outras ações do Governo de Roraima para políticas de gênero, como a entrega de cestas básicas, oferta de linhas de crédito e as capacitações ofertadas por entidades como a Desenvolve RR, em que o público prioritário é o de mulheres chefes de família, em ações que servem para equalizar o ambiente econômico do Estado. “Ou seja, é um conjunto de ações que impactam todas as áreas da vida de uma mulher”, disse.

A representante do Unfpa no Brasil, Florbela Fernandes, acredita que serviços que prestam dignidade às mulheres e às jovens são necessários em momentos de paz, de desenvolvimento e também de resposta humanitária, como é o caso da questão migratória em Roraima.

Ela reforçou que, no caso local, este fortalecimento institucional já vinha acontecendo fora do projeto, e, por meio do instrumento, haverá a capacidade de chegar ao objetivo de forma mais ágil.

“Nós mulheres precisamos de profissionais que nos compreendam e de serviços que respondam às nossas necessidades, independentemente de ser deslocadas, refugiadas ou do local. Com o projeto, vamos também promover o que nós chamamos de cooperação sul-sul, que é a oportunidade de representantes do Estado colaborarem com outros países da região, da América Latina e Caribe, trocar experiências e trazer as melhores práticas para o Estado. O que nós vemos é que esse aprendizado traz uma mudança de uma forma mais acelerada”, afirmou.

REPACTUAÇÃO

A titular da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Tânia Soares, afirmou que, na verdade, o acordo é uma repactuação do que já vem sendo cumprido desde 2019.

“O Unfpa já apoiou o Governo na contratação de profissionais e na elaboração de projetos conjuntos. Então, esse é um momento que reforça a nossa parceria, amplia e potencializa ainda mais a capacidade do Estado nas respostas que devem chegar até a população, principalmente a população que sofre violência doméstica. A partir agora dessa assinatura, voltaremos à Casa da Mulher Brasileira uma vez que o Fundo vai investir ainda mais nesse equipamento e quer levar a nossa expertise também para outros Estados”, ressaltou.

PODEROSAS DA AMAZÔNIA

O projeto do Unfpa com parceria da Embaixada da França fortalece respostas institucionais de governos locais em relação à saúde e promoção do planejamento familiar, especialmente voltado à redução da gravidez na adolescência, e ampliação do acesso a contraceptivos modernos; e à redução da violência baseada no gênero em Roraima e no Amazonas.

O Poderosas da Amazônia trabalha no âmbito de três ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): o da boa saúde e bem-estar; o da igualdade de gênero; e o da redução das desigualdades.

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Deputado pede ao governador Antonio Denarium a criação de hospital psiquiátrico público em Roraima

O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) apresentou ao governador Antonio Denarium (PP) uma indicação...

Aliado de Omar Aziz, David Almeida quer emplacar a filha como vice-governadora

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou nesta quinta-feira (17) que pretende indicar...

Lucas Souza articula por reajuste do auxílio-alimentação para militares de Roraima

O deputado estadual Lucas Souza (PL) apresentou uma Indicação Parlamentar solicitando ao governador Antonio...

“Agora que o bagulho vai ficar doido”, dispara vereador após aliado de David Almeida ameaçar cassar mandatos

O vereador Coronel Rosses e o vereador Sargento Salazar, ambos do Partido Liberal (PL),...

Mais como este

Deputado pede ao governador Antonio Denarium a criação de hospital psiquiátrico público em Roraima

O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) apresentou ao governador Antonio Denarium (PP) uma indicação...

Aliado de Omar Aziz, David Almeida quer emplacar a filha como vice-governadora

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou nesta quinta-feira (17) que pretende indicar...

Lucas Souza articula por reajuste do auxílio-alimentação para militares de Roraima

O deputado estadual Lucas Souza (PL) apresentou uma Indicação Parlamentar solicitando ao governador Antonio...