Com atuação focada no desenvolvimento e aperfeiçoamento de jovens, o deputado Lucas Souza (PL) quer instituir diretrizes de fomento às feiras literárias e festivais de livros no Estado de Roraima. Para isso, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei, no último dia 28 de maio na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Na justificativa da matéria, o deputado argumenta que as feiras e festivais do livro proporcionam um espaço para divulgar e celebrar a literatura, também são realizadas com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e aproximar a sociedade ao mundo dos livros.
O parlamentar exemplifica eventos anuais de destaca nacional que são considerados os maiores festivais de literários e culturais do país como a Bienal do Rio de Janeiro e São Paulo. “Esse tipo de evento não se limita às exposições de exemplares para vendas, eles estão cada vez mais ricos em programação cultural. Alguns, inclusive, têm mesas-redondas, lançamento de livros, narrações de histórias, sessões de autógrafo e atividades interativas para aproximar os visitantes de obras favoritas”, destaca.
O deputado afirma, ainda, que eventos como estes são uma combinação de cultura, educação e paixão pela literatura, contribuindo para o enriquecimento do cenário literário dentro do estado de Roraima, e será uma forma de incentivar a sociedade ao hábito de leitura.
No artigo 1 da proposta, o deputado destaca que fica instituído as Diretrizes de Fomento às Feiras Literárias e Festivais do Livro do Estado de Roraima, com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que valorizem a continuidade da cultura literária, elevando e aprofundando o seu nível profissional, social e econômico.
Se aprovada, as diretrizes direcionam a promoção ao acesso do público ao livro, à leitura e à literatura; aumentar a circulação de autores e ampliar a bibliodiversidade; garantir às pessoas com necessidades especiais oportunidades de acessar livros e outros suportes de leitura; estimular o hábito da leitura entre os munícipes, visando à diversidade cultural, de gênero e etnia; formar e difundir o conhecimento entre os diversos profissionais do setor do livro; fortalecer e promover a sustentabilidade econômica da cadeia produtiva;
e estimular os empreendimentos do setor do livro.
Confira o PL na íntegra aqui
Foto: Divulgação