Nesta terça-feira, 28, a vereadora Brena Dianná, pré-candidata à Prefeitura de Parintins lembrou que a data homenageia o Dia Internacional da Ação pela Saúde da Mulher.
A Ilha Tupinambarana tem população estimada pelo censo de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de mais de 115 mil habitantes, desses, a metade é composta por mulheres das mais diversas faixas etárias.
“Gostaria de relembrar alguns pedidos feitos aqui nesse sentido. Um deles vem se estendendo desde 2021. Solicitamos ações efetivas de prevenção e combate ao câncer de mama, ao câncer de útero para as mulheres de nossa cidade. E a criação e instalação de um programa de conscientização e atenção integral à saúde das mulheres. Precisamos de atenção à saúde da mulher que está no climatério, na menopausa. Além disso, também solicitamos tratamento psicossocial para cuidarmos do lado psicológico. Temos uma carga dobrada no trabalho, em casa, com os filhos. É necessário ter atenção ao lado psicossocial e à saúde mental, para poder termos uma melhor qualidade de vida”, destacou a vereadora.
Infraestrutura
Outra pauta levantada pela pré-candidata é a falta de infraestrutura nas ruas da cidade. Mesmo tendo a cidade de Parintins elevado número de pessoas com idade acima de 60 anos, cerca de 6 mil e uma grande parcela de pessoas com algum tipo de deficiência, em torno de 28 mil, conforme estimativa do Ministério da Saúde, a cidade não conta com planejamento urbano que priorize as necessidades deste público.
“Solicito a revitalização das calçadas e construção de ciclovias na cidade de Parintins. Apresentamos um projeto de lei para fazer a recuperação das calçadas, uma vez que isso é uma questão de acessibilidade para atender, com segurança, a circulação dos nossos cidadãos, principalmente aquelas que são pessoas com algum tipo de deficiência. Isso também é um pedido que estamos fazendo há alguns anos e nada foi feito. Muitos dos nossos munícipes andam a pé. E eles não têm por onde andar porque as calçadas estão em péssimas condições”, ressaltou.
Manutenção na UBS da Francesa
A vereadora Brena Dianná ressaltou também as péssimas condições em que se encontra a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Francesa. “Precisamos de melhorias urgentes na Unidade Básica de Saúde Dr. Toda. Nossa população precisa dispor de uma unidade de saúde em boas condições para prestar o atendimento adequado a quem precisa”, afirmou.
Atualmente, o bairro da Francesa conta apenas com uma UBS. No entanto, segundo Brena Dianná, ela enfrenta o mesmo problema que se estende por toda a cidade.
“Falta manutenção. A cidade enfrenta o descaso com a manutenção de seus prédios públicos. A gente vê as estruturas extremamente precárias e, infelizmente, oferecendo risco não só a população, mas a todas as pessoas que ali trabalham. Precisamos que a prefeitura de Parintins cumpra a sua parte e faça a manutenção desses prédios, inclusive nas unidades educacionais do bairro da Francesa para garantir a segurança dos nossos alunos”, concluiu Brena.