O vereador religioso Ilderson Pereira (MDB), que ameaçou expulsar o Portal O Fato e o jornalista Álik Menezes de Roraima, é um velho conhecido da sociedade roraimense por cenas de desequilíbrio, ameaças e tentativas de agressões até mesmo nos ambientes de trabalho. Defensor da família, religiosidade e pátria, nos momentos de fúria ele esquece os princípios que diz defender.
No histórico do político explosivo, em 2022, ele foi condenado a pagar R$ 40 mil ao médico Anderson Dala Benetta, que era chefe dele no Hospital Geral de Roraima (HGR), por chamá-lo de “viadinho de merd@”. O caso ganhou destaque nas redes sociais e ocorreu nas dependências do maior hospital de Roraima.
Naquela ocasião, conforme é possível ouvir no vídeo, Pereira afirma em tom de ameaça, bufando e se babando, que os dias do diretor do médico Anderson Dala Benetta estavam contados e que eles iriam “se ver de outra forma”.
A sentença foi do juiz Guilherme Versiani Gusmão Fonseca da 1ª Vara Cívil. Os ataques contra o então gestor ocorreram após Ilderson Pereira ter salário descontado por faltar plantões no hospital.
À época, a defesa do vereador justificou que a expressão foi usada no calor do momento e de ira, mas que não seria caracterizada como homofobia por não ter havido dolo no momento da fala e que havia sido dita sem intenção de ofender o médico.
Diante do desequilíbrio e das ameaças sofridas, Anderson Dalla Benetta chegou a protocolar na CMBV um pedido de cassação do vereador por homofobia, caracterizada como quebra de decoro parlamentar.
Além disso, pelos mesmos motivos, Benetta pediu ao Conselho de Ética do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) a suspensão do parlamentar do exercício da profissão médica por até 30 dias, por supostamente ter infringido o Código de Ética Médica.
Confira o vídeo:
Mais ameaças
Já no dia 23 de maio de 2023, houve um grande corre-corre nas dependências da Câmara Municipal de Boa Vista para conter o vereador Ilderson Pereira em novo ataque de fúria contra outro vereador, o Vavá do Thianguá. Na ocasião, Pereira ameaçou dar socos no colega de parlamento.
Risco de segurança
Embora haja risco de sofrer agressões se continuar exercendo a atividade jornalística em Roraima devido a forma como este parlamentar age, o dono do Portal O FATO está comprometido em seguir com a cobertura jornalística sobre política no Estado.
“Na nossa profissão, a gente sempre corre risco de ser agredido ou até risco de morte. Em Roraima, não faz muito tempo que um jornalista conhecido foi sequestrado, agredido e teve muitas fraturas, foi um milagre sobreviver. O acusado pelo crime é um político que não estaria satisfeito com críticas. Então, sempre que algum político, que se acha poderoso, se sente ameaçado por ter ações divulgadas em matérias jornalísticas, eu lembro que há um risco de vida e da minha família sofrer alguma agressão ou novas ameaças, mas essa é a minha profissão. Vou continuar exercendo minha atividade”, disse o proprietário do O FATO.
Veja o vídeo 1:
Veja o vídeo 2:
Foto: Reprodução