InícioRoraimaMinistro da Educação e governador Antonio Denarium lançam Programa Pé-de-Meia, em Roraima

Ministro da Educação e governador Antonio Denarium lançam Programa Pé-de-Meia, em Roraima

Publicado em

O Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima foi palco, na manhã desta quinta-feira, 23, do lançamento do Programa Pé-de-Meia, uma iniciativa do Governo Federal destinada a incentivar a permanência e conclusão escolar de alunos do ensino médio público por meio de uma poupança educacional.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Antonio Denarium, o Ministro da Educação, Camilo Santana e o Secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, além de educadores e estudantes, que foram recebidos pela Banda Marcial Vila Lobos, da Escola Estadual Monteiro Lobato.

Na Escola Estadual Indígena Riachuelo, localizada na comunidade indígena Sucuba de Alto Alegre, os estudantes receberam as autoridades com uma apresentação da dança Parixara.

O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa do Governo Federal que visa incentivar a permanência e a conclusão escolar dos alunos do ensino médio público através de uma poupança educacional.

O programa oferece um incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado a qualquer momento, e depósitos anuais de R$ 1.000, retiráveis após a formatura no ensino médio. Com a participação no Enem, o valor total acumulado pode chegar a R$ 9.200 por aluno.

Programa será ampliado em Roraima

Durante o evento, o Ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância do programa, uma vez que, no último censo escolar, foi registrada no Brasil a evasão escolar de aproximadamente 500 mil estudantes do ensino médio por questões financeiras.

“Roraima está sendo beneficiado com 8 mil estudantes aptos ao Programa e nós viemos aqui anunciar, juntamente com o governador Antonio Denarium, a ampliação do programa para mais de 14 mil alunos a partir do segundo semestre”, anunciou o ministro Camilo.

O programa será ampliado para todos que estiverem inseridos no CadÚnico (Cadastro Único). Atualmente, são beneficiados apenas os estudantes receptores do Bolsa Família.

O governador Antonio Denarium também destacou a relevância da iniciativa para o estado:

“É uma satisfação muito grande receber o ministro Camilo Santana. É uma iniciativa fantástica do Governo Federal para que possamos ter uma educação de boa qualidade. São ações que beneficiam a população de Roraima e a parceria com o Governo Federal é de fundamental importância”, acrescentou Denarium.

Situação em Roraima

Em Roraima, o programa abrange 140 escolas, incluindo 54 escolas estaduais indígenas, 21 colégios estaduais militarizados, 64 escolas estaduais regulares e 1 colégio militar. Atualmente, 21.142 alunos estão matriculados no ensino médio na rede pública, com 8.025 contemplados pelo Programa Pé-de-Meia.

Ericka dos Reis Silva é estudante do Colégio Estadual Militarizado Severino Cavalcante em Boa Vista. Para ela, o programa veio em boa hora, ajudando a suprir suas necessidades escolares.

“Eu vou abrir uma conta poupança para investir na minha faculdade de pedagogia. Mas hoje o dinheiro me ajuda bastante na compra de material, fardamento e em casa com minha família”, complementou.

O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, reforçou o compromisso da Secretaria com o sucesso do programa:

“O programa Pé-de-Meia veio para fortalecer e intensificar a não evasão escolar. O Governo Federal está de parabéns por essa iniciativa. O intuito da Seed, neste momento, é montar uma coordenação para trabalhar diretamente com o programa, fortalecendo ainda mais a educação estadual”, disse o secretário.

Foto: Divulgação

spot_img

Últimos Artigos

Zé Haroldo Cathedral libera recursos para recuperação de vicinal no Cantá

Quem mora e passa diariamente pela Vila Fonte Nova, no município de Cantá, deve...

Após rejeição de delação, STF determina transferência de Daniel Vorcaro para batalhão da PM no DF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira (25), a...

Contrato de R$ 251 mil para “turbinar” comunicação de secretários da Prefeitura de Manaus vira alvo no TCE

O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) protocolou uma representação com pedido de medida cautelar junto...

Hana Ghassan entrega 33ª Usina da Paz do Pará e amplia programa de cidadania no Baixo Amazonas

A governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), inaugurou nesta quinta-feira (25) a 33ª Usina...

Mais como este

Zé Haroldo Cathedral libera recursos para recuperação de vicinal no Cantá

Quem mora e passa diariamente pela Vila Fonte Nova, no município de Cantá, deve...

Após rejeição de delação, STF determina transferência de Daniel Vorcaro para batalhão da PM no DF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira (25), a...

Contrato de R$ 251 mil para “turbinar” comunicação de secretários da Prefeitura de Manaus vira alvo no TCE

O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) protocolou uma representação com pedido de medida cautelar junto...