A Sesau (Secretaria de Saúde) iniciou os trabalhos de melhorias prediais nas unidades da Rede Estadual de Saúde. A medida visa reforçar os aspectos de segurança e conforto para os usuários que recorrem a hospitais, unidades mistas e estabelecimentos de saúde do Estado, especialmente durante o período chuvoso deste ano.
“É essencial essa atenção nos prédios físicos, que a Sesau sempre teve de forma muito rigorosa para justamente garantir esse conforto e espaços adequados. É uma forma de antecipar as demandas que vêm da população e de órgãos fiscalizadores como o Ministério Público e a Vigilância Sanitária”, afirmou o diretor do Departamento de Engenharia da Sesau, Pedro Hees.
Entre as unidades que estão passando por melhorias de estrutura predial estão: Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro; Unidade Mista Ruth Quitéria de Normandia; Hospital Pedro Álvares Rodrigues de Bonfim; Centro Especializado de Atenção ao Diabético da Policlínica Coronel Mota; e a Ala Psiquiátrica do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.
“Temos empresas terceirizadas que realizam serviços de manutenção predial, como troca de torneiras, pequenas reformas, adaptações, pintura, troca de forro e instalações elétricas e hidrossanitárias, para garantir que a população atendida tenha sempre espaços confortáveis e adequados”, completou Hees.
Outros trabalhos incluem adaptações no Pronto Atendimento Cosme e Silva e no Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues.
NOVO PAC
Em 2023, o Governo Federal incluiu Roraima como um dos estados beneficiados pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Pelas regras do Novo PAC, estados e municípios poderão solicitar investimentos para expandir os serviços especializados, conforme áreas específicas pré-definidas das localidades, facilitando a universalização do serviço para toda a população.
As quatro obras da Sesau que estão em tratativas para inclusão no programa são: construção da Maternidade de Risco Habitual de Pacaraima; Hospital Ortopédico do Estado no bairro Laura Moreira; centralização dos Centros de Atenção Psicossocial no Nova Canaã; e o anexo do Centro Especializado de Atenção ao Diabetes na Policlínica Coronel Mota.
Foto: Divulgação