A nova sondagem sobre intenções de votos desenha um cenário de possível segundo turno entre os candidatos Amom Mandel (Cidadania) e David Almeida (Avante) na disputa pela Prefeitura de Manaus.
O levantamento do Instituto Pontual Pesquisas divulgado nesta quinta-feira, 18, revela o deputado federal Amom na liderança da corrida eleitoral com 29,3% das intenções de votos dos manauaras. Em seguida, vem o atual prefeito, David, com 27,5% na busca pela reeleição ao cargo.
Na terceira posição, aparece o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil). Ambos empatados com 9% da preferência do eleitor.
Ainda de acordo com os dados coletados, Marcelo Ramos, do PT, obteve 6,2% com tendência para crescer nas pesquisas e surpreender os adversários nestas Eleições de 2024. A empresária Maria do Carmo busca espaço e já garantiu uma fatia de 2, 3% de votos contra 2% de Wilker Barreto (PMN) que segue em última posição.
No geral, os eleitores que optaram por votar branco/nulo representam 7,4% e os indecisos correspondem 7,2%. A amostra alcançou margem de erro de 3% com intervalo de confiança 95%.
Mais e menos rejeitado
Durante as entrevistas para a sondagem, os eleitores responderam quem era o candidato mais rejeitado. No recorte, David Almeida obteve 26,6% de rejeição popular, seguido de Marcelo Ramos com 17, 8%.
Nessa lista de rejeitados pelo público, também consta os nomes de Amom Mandel com 10,1%; Maria do Carmo com 9,2% e Wilker Barreto com 8,3%.
Entretanto, menos rejeitado pelos manauaras, por enquanto, tem sido Roberto Cidade com apenas 5,3%, segundo o Instituto Pontual Pesquisas. Depois dele, Alberto Neto com 5, 8% é quem fica na segunda posição dos candidatos que agradam o povo.
Os eleitores que não opinaram somam 12,2%. Já entre brancos e nulos, a porcentagem é de 4,7%, nessa avaliação.
Coleta dos dados
Para a coleta da estatística foram ouvidos 1.066 eleitores de forma presencial em 63 bairros de seis zonas da capital amazonense. A avaliação que mede as intenções de votos, aconteceu entre os dias 12 e 16 de abril.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° AM-09521/2024, obedecendo assim a legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.
Clique aqui neste link e confira a pesquisa na íntegra.
Foto: Divulgação