Com um currículo manchado por denúncias pelos crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa, o sonho de Paula Florintino (Podemos) de se tornar prefeita de Rorainópolis no pleito deste ano começa a naufragar antes mesmo das prévias aquecerem o cenário político local. Florintino chegou a se apresentar como solução para o município durante evento de lançamento de sua pré-candidatura.
Esposa do prefeito de São Luiz, James Batista, Paula Florintino faz parte da base do deputado federal Duda Ramos, que inicia uma tentativa de reunir lideranças políticas em um novo grupão político.
Contudo, a tentativa de emplacar Paula Florintino pode não decolar efetivamente. Ocorre que o Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou no dia 25 de janeiro, o prefeito de São Luiz, James Moreira Batista, a esposa dele, Paula Florintino, o servidor municipal, Evanio Ribeiro Cavalcanti, e o policial militar, Flamínio da Silva Bento, pelos crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa.
De acordo com a Denúncia do Ministério Público, oferecida pela Promotora de Justiça Lara Von Held Fagundes, os crimes foram praticados entre os dias 12/11/2020 e 15/11/2020, às vésperas da eleição para prefeito e vice-prefeito do município.
Segundo o inquérito policial, policiais rodoviários federais fizeram abordagem em um carro conduzido por Evanio, na companhia de Flamínio. Foram encontrados dinheiro, “santinhos”, recibos de entrega de cesta básica e anotações com nomes de pessoas e valores ao lado, além de outras provas. Também foram extraídas de telefones celulares conversas comprometedoras entre os denunciados.
Desta forma, a estratégia de emplacar Paula Florintino como o início de uma nova era no município pode não decolar, uma vez que a mesma é alvo de denúncias referentes a diversos crimes eleitorais. Além disso, Paula também foi investigada por denúncia de ser funcionária fantasma na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Paula foi lançada como solução para o município, que ganhou destaque nacional com a crise financeira, evidenciada pelo atraso salarial de servidores, após a renúncia de Leandro Pereira (SD).
Outro ponto chave nos bastidores para o declínio de Paula é o domicílio eleitoral, uma vez que Paula Florintino não mora em Rorainópolis e, sim, em São Luiz, onde o seu marido é prefeito. Pela regra, o candidato precisa comprovar o domicílio eleitoral.
Enfretamento
Além do seu próprio currículo destruir seus planos, Paula Florintino também como adversários uma frente composta por políticos com longa carreira. No início de dezembro de 2023, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), anunciou a consolidação de um pacto entre lideranças locais para consolidar a formação de uma terceira via para disputar às eleições de 2024 em Rorainópolis.
Nas redes sociais, o deputado Soldado Sampaio escreveu que uma reunião pelo “pacto” foi realizada na manhã do último sábado e contou com a presença dos deputados Cláudio Cirurgião, Isamar Junior e Jorge Everton, lideranças locais de Rorainópolis, Luís do Posto, Pastor Raniere, vereador Marcinho, Nilda Félix e Doutor Átila.
Foto: Divulgação