A Câmara Municipal de Alto Alegre instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), nesta terça-feira, 21, para investigar diversos supostos crimes na gestão da prefeita interina Simone Friedrich (PSD).
A CPI vai investigar o envolvimento de Virú Óscar, ex-prefeito do município e marido de Simone, em ações da Prefeitura sem prévia contratação, além de funcionários fantasmas, fraudes em processos licitatórios e nepotismo, isso porque filhos e noras da prefeita possuem cargos comissionados no município.
“Tal pedido de abertura visa identificar tais crime para zelar pela conduta proba e legal que é inerente aos administradores públicos e por fim, garantir uma boa prestação pública administrativa aos munícipes, sempre zelando pela efetividade regular dos serviços públicos, tendo em vista as flagrantes notícias de corrupção perpetradas pelos administradores municipais”, diz nota da Câmara.
Negócio de família
O ex-prefeito Virú Óscar, que já é condenado pela Justiça Federal a mais de 6 anos de prisão por crimes cometidos na gestão dele, é suspeito de operar empresas que prestam serviços de limpeza no município na gestão da esposa dele, atual prefeita interina.
Interina
Vice-prefeita de Alto Alegre, Simone Elisabete, está como prefeita interina após a prisão do prefeito Pedro Henrique Machado, que está preso desde o dia 31 de agosto deste ano.
Pedro Henrique é alvo da Operação Leviatã, da Polícia Federal, deflagrada no dia 29 de agosto. A ação investiga o envolvimento de Pedro Henrique em um esquema de fraudes em licitações, pagamento de propinas e lavagem de dinheiro.
Outro lado
A reportagem tenta contato com a Prefeitura de Alto Alegre e com a prefeita interina Simone Friedrich para pedir um posicionamento sobre a investigação.
Foto: Divulgação