O município de Pacaraima, ao Norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela, sofre há cerca de nove meses com a falta de coleta de lixo. Nas redes sociais, constantemente moradores publicam fotos e vídeos indignados com a situação de abandono e cobram uma atitude da Prefeitura.
Em uma publicação no Instagram, um morador desabafa e relata que a cidade está abandonada. Pelas ruas de Pacaraima, o lixo toma conta da paisagem e o mau cheiro incomoda e atrai bichos como insetos e urubus.
Moradores ainda relatam que o prefeito do município, Juliano Torquato (Republicanos), é ciente da situação de abandono causada pela falta do serviço de coleta de lixo, mas nada faz para resolver o problema. “Não aguentamos mais o descaso e a falta de ação da prefeitura pra resolver o problema”, lamentou um morador.
Conforme fontes do “O Fato”, o único caminhão que faz a coleta de lixo na cidade foi adquirido há alguns anos por meio de emenda do ex-senador Romero Jucá (MDB). Recentemente, o veículo apresentou problemas, não passou por manutenção e foi retirado de circulação, comprometendo o serviço de coleta. Hoje, uma caçamba comum, não adequada para coleta, faz o serviço de forma precária e improvisada.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Pacaraima, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.
Foto: Divulgação