O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) adquiriu 22 etilômetros, equipamentos que vão reforçar as ações de fiscalização de trânsito com a finalidade de coibir condutores que insistem em dirigir após ingerirem bebida alcoólica. Os aparelhos também serão utilizados nas operações da Lei Seca.
De janeiro a julho deste ano, 277 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica. O etilômetro é usado para a aferição da concentração de álcool no organismo do condutor.
O diretor de segurança do trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, enfatiza o objetivo de modernizar os equipamentos e ampliar as ações de fiscalização. “A aquisição desses etilômetros vai trazer para a fiscalização de trânsito do estado mais agilidade durante o trabalho dos agentes”, ressalta.
Penalidades
Conforme o Código Nacional de Trânsito (CTB), dirigir sob a influência de álcool é considerado uma infração gravíssima, sujeita a multa no valor de R$ 2.934,70 e à suspensão do direito de dirigir por um ano. Além disso, a recusa em realizar o teste do etilômetro também é uma infração, acarretando as mesmas penalidades.