Na madrugada deste domingo, 13, uma operação conjunta coordenada pelas Forças Armadas, agências e Órgãos de Segurança Pública (OSP) resultou na prisão de oito garimpeiros ilegais em Palimiu e Homoxi, na Terra Indígena Yanomami. A ação faz parte da Operação Ágata Fronteira Norte.
Durante a investida, foram interceptadas três embarcações que tentaram furar o bloqueio de um Posto de Controle e Interdição Fluvial (PCIFlu) em Palimiu, todas elas perseguidas e detidas pelas forças de segurança.
No total, quatro homens e três mulheres foram detidos, e uma apreensão foi realizada, incluindo uma tonelada de cassiterita (minério de estanho), armamento e equipamentos de internet via satélite.
Em Homoxi, um homem que buscava atendimento médico na Unidade Básica de Saúde local acabou revelando ser estrangeiro e estar na região para a prática ilegal de garimpo. Os detidos foram transportados para Boa Vista ainda no domingo, em uma aeronave das Forças Armadas, onde receberam atendimento médico antes de serem encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal.
Os trabalhos da operação já resultaram na prisão de 139 pessoas, o que representa uma redução de 95% nas atividades de garimpo ilegal na região.
Foto: Divulgação