O prefeito Arthur Henrique (MDB) entregou nesta quinta-feira, 27, três novas ambulâncias para reforçar o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu-BV). Com os novos veículos, a frota de ambulâncias foi renovada em 75%, proporcionando mais conforto e segurança, tanto para as equipes de atendimento como para os pacientes.
Os veículos foram adquiridos por meio de Emenda parlamentar do deputado federal Nicoletti (União Brasil) e do ex-deputado federal Édio Lopes (PL). As novas ambulâncias vão atender as unidades de Suporte Básico de Vida, nos casos de urgência que necessitem de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente.
Arthur Henrique ressaltou que as novas ambulâncias representam maior valorização aos profissionais do Samu. “Temos percebido um aumento nos atendimentos dos casos de necessidade emergencial do nosso Samu. São cerca de 900 por mês. E por isso hoje nós estamos fazendo a renovação da frota. Essas ambulâncias são de alta tecnologia, equipamentos adequados, climatizadas, que vão dar mais condições de segurança aos socorristas e aos pacientes”, disse o prefeito.
O Samu BV é o principal componente de atendimento móvel de urgência da Rede de Urgência e Emergência, sendo também uma importante estratégia de saúde pública para o enfrentamento da morbimortalidade decorrente da violência e acidentes de trânsito, e que tem demonstrado aumento considerável nos últimos dois anos.
Em 2021, o prefeito Arthur entregou a primeira “Base Descentralizada” própria do Samu, localizada no Jardim Tropical, que comporta duas equipes operacionais. Em outubro de 2022, a entrega foi de equipamentos de emergência para as equipes, como botas, pranchas de mobilização do corpo e cabeça, joelheiras, camiseta, mochila e oxímetro de pulsos, além de uma nova viatura, um Veículo de Intervenção Rápida (VIR).
Atendimentos – O serviço foi implantado em 2008, com quatro ambulâncias, sendo três de Suporte Básico de Vida e uma Ambulância de Suporte Avançado de Vida (destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco).
Atualmente, a equipe é composta por 65 socorristas distribuídos entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância. Além disso, o serviço é o único com uma unidade de suporte avançado e mais três de suporte básico, com maior efetivo operacional do Estado.
De janeiro de 2016 a dezembro de 2022, o SAMU Boa Vista atuou em mais de 53.217 acionamentos, com média de 633 acionamentos mensais. Em 2019, com as instalações do novo prédio, a prefeitura levou melhores condições operacionais que o Samu BV já teve em sua história.
Foto: divulgação