Nesta sexta-feira, 10, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), inaugurou duas novas creches na capital de Roraima. As novas unidades ficam localizadas no Núcleo de Creches Cidade Satélite II.
As unidades Professora Januacelis Correa dos Santos e Professora Glaucides Conceição representam o compromisso da atual gestão com o Programa de Ampliação de Escolas da capital.
O local, que já contava com as Creches Sinhá Laranjeira e Tia Lourdes, atendendo 60 crianças em tempo integral, agora ampliou sua capacidade de atendimento em 90 novas vagas. Ao todo, o Núcleo do Cidade Satélite II vai atender cerca de 150 crianças com idade entre 2 e 3 anos. O refeitório do núcleo também foi ampliado para atender os pequenos com mais conforto e comodidade.
“Estamos em processo de ampliação das vagas em todas as escolas da Rede Municipal, com a ampliação de 105 novas salas de aula em pré-escolas e de ensino fundamental, além de 14 novas creches que estão sendo construídas. Essas são as duas primeiras a serem entregues e esperamos conseguir saltar de 2.500 vagas que tínhamos em 2020 para 5.000, ainda no primeiro semestre de 2024”, disse o prefeito.
MAIS QUALIDADE – O Núcleo Cidade Satélite II funciona há 14 anos, ou seja, desde 2008. Ao todo, são 35 unidades de ensino como esta, distribuídas em 12 Núcleos da capital. Além disso, há 58 turmas maternais nas 14 escolas municipais Proinfância.
Ketlen Mota é mãe da pequena Júlia, de 3 anos, que passará a integrar a turma da Creche Professora Glaucides Conceição. “Tenho certeza de que será a oportunidade para ela aprender muita coisa e se desenvolver. Estou muito feliz com a vinda dela para cá e fico tranquila pois sei que está em boas mãos”, contou.
Kelhy Fernandes tem uma filha de dois anos, já no núcleo. Ela destacou avanços no desenvolvimento da filha. “Meus dois primeiros filhos, quando eram menores, eram de creches particulares. Já minha filha, em pouco tempo, se desenvolveu de forma muito significativa, ou seja, mostrando que o ensino municipal não fica atrás das unidades particulares”, falou.
PROPOSTA PEDAGÓGICA – Estas unidades prezam pelo bem-estar e o desenvolvimento das crianças, promovendo atividades a partir dos eixos estruturantes, interações e brincadeiras, garantido os 06 direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Além disso, a escola segue rigorosamente a Proposta Curricular Municipal para a Educação Infantil, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular.
AS HOMENAGEADAS – As unidades receberam nome de professoras que fizeram história com seu trabalho de amor e dedicação pela profissão. Glaucides Conceição de Albuquerque atuou por 15 anos na Rede Municipal de Ensino, sendo uma servidora comprometida, dedicada e carinhosa com todos à sua volta. Em seus últimos anos de vida, atuou na Escola Jardim das Copaíbas, além de ter sido gestora do Núcleo Bela Vista de Creches.
Januacelis Corrêa dos Santos trabalhou na Escola Municipal Palmira de Castro, sempre com dedicação e amor pelos seus alunos e comunidade escolar. Com forte perfil alfabetizador e princípios de integração e acolhimento, atuou também como coordenadora pedagógica. Permaneceu na instituição até seu falecimento, em março de 2021.
Foto: Divulgação/SEMUC