Por redação o Fato
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) aprovou, na última quarta-feira, 9, o repasse de R$ 81 milhões ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon). Os parlamentares levaram em conta o déficit previdenciário identificado no Estado de Rondônia para aprovar a medida.
Na votação, os deputados destacaram que o valor repassado será oriundo do excesso de arrecadação no ano de 2022. O recurso de R$ 81.414.186 será repassado em parcela única ao Iperon e tem origem no excedente de duodécimos do exercício de 2022 da Assembleia, em razão do excesso de arrecadação.
No mês passado, a Assembleia aprovou o Projeto de Resolução2/2023, de autoria da Mesa Diretora, autorizando o repasse. O deputado Marcelo Cruz, presidente da ALE-RO, ressaltou o trabalho em conjunto dos parlamentares. “A gente tomou a decisão, juntamente, para ajudar o Iperon, ajudar os nossos aposentados e pensionistas que foram pessoas que ajudaram a construir esse Estado e os nossos servidores que, futuramente, serão dependentes do Iperon”, completou.
O dinheiro repassado deve solucionar um déficit previdenciário identificado nas contas do Governo do Estado de Rondônia, e vai garantir o pagamento dos aposentados e pensionistas do estado.
Foto – Divulgação – Secom – ALE-RO