Destaque em gestão de investimentos na educação, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), determinou obras em cinco unidades de ensino para ampliar o número de vagas de creches. As obras de construção de mais 12 salas de aula estão em ritmo acelerado e possibilitarão a criação de 360 vagas na rede de ensino municipal a partir do início das aulas de 2023.
Atualmente, a Prefeitura atende a 4.367 crianças de 02 a 03 anos em creches e pré-escola.
As obras estão sendo realizadas nos bairros Jardim Equatorial, Cidade Satélite, Senador Hélio Campos, Pintolândia e Nova Cidade. “Diversos fatores contribuíram para essa transformação, que vão desde a criação de uma metodologia de ensino moderna, a valorização dos profissionais da educação, concursos públicos, capacitações e implantação de um novo currículo escolar até a construção e ampliação de escolas e creches com foco na primeira infância”, destaca o prefeito Arthur Henrique.
A secretária municipal de Educação, Consuelo Sales, afirma que é na primeira infância que a criança tem as primeiras experiências, que acontecem os primeiros aprendizados. “Tudo que ela vivencia nessa fase vai afetar seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. A escola é um dos ambientes em que ela vai viver muitas dessas experiências, então, precisa ser um ambiente acolhedor e preparado para oferecer todas as ferramentas e oportunidades para o seu desenvolvimento”, enfatizou.
Confira os núcleos de creches e o quantitativo de unidades em construção:
– Equatorial: construção de nova unidade escolar com 02 salas + 01 refeitório
– Senador Hélio Campos: 03 salas + ampliação do depósito
– Pintolândia: 03 salas + ampliação do depósito
– Cidade Satélite: 02 unidades + ampliação do refeitório
– Nova Cidade: 02 unidades + ampliação do depósito
Histórico – Em 2021, a rede municipal de ensino matriculou mais de 44 mil alunos. E neste ano, esse número chegou a 46.817 mil, acompanhados por mais de 2.800 professores. Só ano passado, foram registradas mais de 7 mil matrículas para alunos migrantes venezuelanos e quase 1.150 alunos com deficiência. Já em 2022, o município tem um total de 1.221 alunos sendo atendidos pelas salas de recurso multifuncional, além do Centro Municipal Integrado de Educação Especial.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação