Duas empresárias de Boa Vista representam Roraima na Academia para Mulheres Empreendedoras (AWE), iniciativa global do Departamento de Estado dos EUA. Val Bezerra, 50, e Iohanna Felinto Sousa, 24, foram as únicas selecionadas no estado para a edição 4.0, entre cem participantes brasileiras.
O programa oferece formação, mentoria gratuita e possibilidade de capital semente. As aulas online, iniciadas em setembro, terminam agora em novembro. Em dezembro, as participantes apresentam seus planos de negócio em São Paulo, concorrendo a prêmios.
Ambas são beneficiárias da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV), que desde 2022 já investiu mais de R$ 8 milhões em pequenos negócios, atendendo mais de 2 mil pessoas.
De acordo com a diretora-presidente da AME BV, Luciana Surita, o apoio da agência é estratégico para promover o crescimento dos negócios. “Atualmente, a agência disponibiliza nove modalidades de crédito, voltadas a públicos diversos, dentre eles, jovens e mulheres promovendo o desenvolvimento econômico, impulsionando histórias de sucesso como a da Val e da Iohanna. O nosso intuito é exatamente pavimentar o caminho para que eles se destaquem nacional e internacionalmente”, disse.
Conforme relatou a empreendedora Val Bezerra, a seleção para o programa foi uma surpresa que marcou uma nova fase em sua trajetória. “Para ser bem sincera, quando me inscrevi, não achei que seria escolhida. Pensei: ‘Meu Deus! Eu nem entendo inglês. Como vou participar disso?’. Quando recebi o e-mail dizendo que era uma das 100 selecionadas entre 744, fiquei sem acreditar. As aulas são legendadas e consigo acompanhar”, contou.
Para Iohanna Felinto Sousa, representar Roraima na AWE é motivo de orgulho e responsabilidade. “O empreendedorismo feminino e jovem é uma bandeira que eu defendo. Então, estar num programa de relevância internacional é uma verdadeira bênção para o meu negócio”, afirmou.
Veja também:
Sebrae inaugura pavilhão com soluções tecnológicas para o agro na Expoferr 2025
Acesse o nosso perfil no Instagram


